terça-feira

, 16 de julho de 2024

Equipe Arquidiocesana da CEBs realiza última reunião do ano em Desterro do Melo

05 de dezembro de 2022 Arquidiocese

Neste sábado, 03 de dezembro, a Equipe de Coordenação e Animação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Arquidiocese de Mariana realizou sua última reunião do ano na cidade de Desterro do Melo (MG), Região Pastoral Mariana Sul. O encontro contou com representantes de todas as cinco regiões pastorais e foi marcado por tomada de decisões importantes para a Dimensão. 

O primeiro ponto da pauta foi a visita do ícone do 15º intereclesial das CEBs, a realizar-se na cidade de Rondonópolis, Mato Grosso, nos dias 18 a 22 de julho de 2023. O ícone é uma réplica da cruz da catedral de Rondonópolis, que percorrerá todas as microrregiões da Cebs chegando à micro centro II, da qual a Arquidiocese de Mariana faz parte, no dia 06 de dezembro, iniciando sua peregrinação pela cidade de Mariana (MG).

No dia 07, ele segue para a Região Oeste, no dia 8 para a Região Sul, dia 09 para a Região Centro, no dia 10 segue para a Região Leste e no dia 12 será entregue à Diocese de Caratinga (MG). Também foram apresentadas algumas orientações sobre o Intereclesial, quando a Arquidiocese será representada pelos companheiros Padre José Geraldo da Silva, mais conhecido como Padre Juquinha, e Toninho.

Ainda, durante a reunião, foram distribuídos pelo Representante Leigo das CEBs da Arquidiocese de Mariana, José Euzébio de Oliveira, os cartazes do encontro, alguns textos base e uma cartilha com o titulo “CEBs: caminhando com Jesus de Nazaré”, que traz um roteiro de encontros para serem trabalhados nas Comunidades de Base.

Fotos: Antônio Cecílio do Nascimento – Coordenador da CEBs na Região Mariana Sul

Ao final da reunião, foi feita uma avaliação da caminhada das CEBs na Arquidiocese durante o ano de 2022. Na opinião dos presentes, foi positivo o ano, apesar da pandemia.

“Conseguimos realizar o Encontro Arquidiocesano no dia 20 de agosto em Mariana e também podemos dar sequência aos trabalhos confiados à Equipe, como elaboração dos Roteiros de Reflexão e Novena de Natal”, disse José Euzébio. 

O encontro também contou com a presença do Assessor Arquidiocesano da Cebs, Padre José Afonso de Lemos, do Padre Juquinha, e da Secretária da Região Sul, Ana Paula Mendes dos Santos. Encerando o momento, foi realizada uma confraternização na casa Coordenador da CEBs na Região Mariana Sul, Antônio Cecílio do Nascimento, quando os presentes almoçaram, participaram da brincadeira do amigo oculto e realizaram a troca de lembrancinhas. 

Texto: José Euzébio de Oliveira – Representante Leigo das CEBs da Arquidiocese de Mariana