sexta-feira

, 29 de março de 2024

Equipe Arquidiocesana das CEBs realiza reunião virtual

19 de outubro de 2020 Arquidiocese

Os membros da coordenação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da arquidiocese de Mariana realizou sua primeira reunião virtual na última sexta-feira, 16 de outubro. O encontro contou com a participação de representante de quatro regiões pastorais E teve como objetivo avaliar a caminhada das CEBs durante este tempo de pandemia da Covid-19.

Um dos pontos positivos avaliados foi a elaboração dos roteiros de reflexão, que apesar de estar suspensas as reuniões da equipe os trabalhos não pararam. “Usamos as redes sociais para definir os temas, e dividir as tarefas dos encontros entre as regiões, que preparam os encontros e enviam para o coordenador das CEBs, este faz a primeira revisão, organiza e envia para o coordenador de pastoral e os seminaristas, estes fazem a revisão final e envia para a gráfica, que disponibiliza os roteiros em pdf no site da arquidiocese”, explicou o coordenador da CEBs, José Euzébio.

Segundo ele, uma reunião online com a equipe dos roteiros virtualmente foi proposta. “O grupo também conversou sobre a novena de Natal, sugerindo que as paróquias comprem os livros e incentive as famílias a estarem rezando a novena em família”, disse.

As prioridades do novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) foi outro ponto da pauta. Uma sugestão foi que possamos dar prioridade aos documentos do papa Francisco, Laudato Si, Evangelii Gaudium, Gaudete et Exsultate e a Fratelli Tutti, para que as pessoas possam conhecer os referidos documentos. Também foi sugerido a possibilidade de resgatar as santas missões populares, trabalhar no combate as diversas formas de violência que vem crescendo desenfreadamente, e fazer um trabalho sobre os valores dos sacramentos da igreja”, relatou José Euzebio.

A equipe também elaborou o calendário das reuniões de 2021. As datas foram pensadas tanto para reuniões presenciais, caso a pandemia tenha finalizado, quanto para reuniões virtuais.

 

Agenda