sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Equipe de Animação para o Sínodo dá início a síntese arquidiocesana

05 de julho de 2022

Após receber os resumos das regiões e dos grupos ouvidos durante a fase arquidiocesana de escuta, integrantes da Equipe de Animação para o Sínodo 2021-2023 se reuniram na última sexta-feira, 1º de julho, para iniciar a elaboração da síntese arquidiocesana. Além disso, o encontro, que aconteceu no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana (MG), também teve como objetivo preparar a Reunião Pré-Sinodal que acontecerá no próximo dia 23. 

Segundo um dos contatos arquidiocesanos para o Sínodo 2021-2023, a leiga Leci Nascimento, à ocasião, além de iniciar a leitura dos relatórios recebidos, a Equipe definiu a metodologia a ser seguida para a organização do material final. Para isso, foram escolhidos cinco temas que, posteriormente, serão divididos nos dez eixos sugeridos pelo Documento Preparatório do Sínodo 2021-2023: celebração, acolhida, comunhão e participação, diálogo na Igreja e na sociedade, e ecumenismo e juventude. 

Dessa forma, a partir desses tópicos, a Equipe elencará as principais ideias dos resumos das regiões e demais grupos ouvidos à síntese arquidiocesana que será apresentada na reunião do dia 23 e encaminhada no dia 31 de julho à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Próximos passos

Destacando que o encontro do dia 1º foi uma preparação para o dia 23, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, explicou que será feita agora a convocação das paróquias para que enviem os seus representantes ao evento sinodal da Igreja Particular de Mariana. 

“A nossa expectativa é que a participação das pessoas, que já foi muito importante na fase de escuta, tenha motivado mais ainda a nossa caminhada para que possamos dar passos mais largos na nossa caminhada evangelizadora e também rever as nossas estruturas”, comentou Padre José Geraldo sobre o que espera para a reunião sinodal.

Por fim, ele também avaliou este primeiro momento do processo de escuta do Sínodo 2021-2023. “Foi um momento muito bonito de a Igreja escutar as pessoas que estão fazendo parte dela e aquelas pessoas que estão distantes. É um gesto de humildade da Igreja de ouvir os seus fiéis e ouvir as pessoas afastadas para que ela, enquanto evangelizadora, possa cumprir bem sua missão de promover vida, o bem-estar, a saúde, a alegria e a paz para todas as pessoas”, destacou o sacerdote.

Já neste sábado, 09 de julho, os contatos arquidiocesanos para o Sínodo 2021-2023, Leci Nascimento e Padre Edmar José da Silva, juntamente ao Padre José Geraldo, se encontrarão com o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, para mostrá-lo a sugestão de pauta para a reunião sinodal e a prévia da síntese arquidiocesana. 

Agenda

VEJA TAMBÉM