A Equipe de Animação do Sínodo 2023 no Brasil divulgou nesta terça-feira, 05 de maio, os encaminhamos e as principais orientações para a padronização do formato da síntese diocesana. Trata-se, segundo informe da Equipe, de um material não para padronizar conteúdos, mas para oferecer um suporte tanto às Equipes Diocesanas quanto ao processo subsequente de elaboração da síntese nacional.
As orientações foram elaboradas tendo em conta os materiais indicados pela Secretaria Geral do Sínodo. A Equipe Nacional reforça que a síntese não é o ponto final do processo sinodal na (arqui) diocese, mas uma comunicação de tal processo, que também ajudará a vislumbrar possibilidades futuras advindas de tal experiência sinodal. Como parte do processo sinodal, a Equipe Nacional recomenda que a síntese final da Igreja Local seja tornada pública.
“É importante, portanto, que a síntese seja objetiva, mas abranja a diversidade de opiniões e vozes expressas. Também é interessante recordar que a síntese visa colher e expressar os frutos do processo sinodal de modo que sejam compreensíveis mesmo àqueles que não participaram dele, indicando como o chamamento do Espírito Santo para a Igreja foi compreendido no contexto local”.
O documento oferece ainda orientações sobre a formatação da síntese, a estrutura e o conteúdo (introdução, corpo da síntese e conclusões) e informações úteis como quem deve produzir a sistematização final do documento. O prazo para envio da síntese diocesana é até o dia 31 de julho deste ano e o material deverá ser enviado para a Equipe Nacional de Animação do Sínodo de 2023, no e-mail: sinodo_2023@cnbb.org.br.
Para acessar o material clique aqui: Sínodo 2023 – Orientações para as sínteses diocesanas
Na Arquidiocese de Mariana, o processo sinodal de escuta tem acontecido em todas as paróquias e comunidades. Além disso, para ampliar a participação de todos nesse importante momento da caminhada da Igreja Católica, foi disponibilizado também um questionário de participação on-line. Acesse em: www.arqmariana.com.br/noticia/escuta-do-sinodo/
Texto: CNBB
Imagem: Felipe Padilha/Via CNBB
Veja também: