sábado

, 20 de agosto de 2022

Equipe de coordenação e animação das CEBs Arquidiocesana se reúne presencialmente

07 de dezembro de 2021 Arquidiocese

Depois de quase dois anos sem se reunir presencialmente, por causa da pandemia da Covid-19, a Equipe Arquidiocesana de Coordenação e Animação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) realizou, no último sábado, dia 04 de dezembro, a sua primeira reunião presencial. Antes disso, os encontros eram apenas virtuais, para organizar os trabalhos, porém a equipe vinha sentindo a falta do calor humano e do abraço do companheiro.

Tomando todos os cuidados como o distanciamento, o uso de álcool e máscaras, a reunião ocorreu no salão paroquial em Alto do Rio Doce (MG), na Região Mariana Sul. O encontro foi acolhido pela companheira Cida Moreira e alguns membros da comunidade.

“Podíamos sentir a emoção de todos por poderem estar ali reunidos. A alegria brilhava nos olhos de todos ali presente”, disse o coordenador da equipe arquidiocesana da CEB’s, José Euzébio Oliveira. Ainda, ele pontuou que a reunião aconteceu em clima de fraternidade e união.

Durante o encontro, a Equipe Arquidiocesana de Coordenação e Animação da CEB’s elaborou o calendário para o ano de 2022, definindo que ocorrerão três reuniões: a primeira em 19 de março na Região Mariana Oeste, a segunda no dia 20 de agosto na Região Mariana Norte e a terceira em 03 de dezembro na Região Mariana Sul, já sendo essa definida que acontecerá em Desterro do Melo (MG). Já a reunião de agosto será ampliada contando com vaga para dez pessoas por região.

Segundo José Euzébio, “esta reunião terá como objetivo reanimar as equipes regionais, pois em 2021 seria o ano dos encontros regionais e arquidiocesano para as trocas de coordenações, mas, devido à pandemia e a paralização de muitos trabalhos, sentimos as equipes um pouco abatidas. Então, é melhor dedicar o ano para juntarmos os cacos, para animar e reavivar as equipes para os trabalhos – plano este que foi aprovado pelos presentes na reunião”, disse. “Teremos muitos trabalhos pela frente e para isso precisamos nos fortalecer”, finalizou.

Ainda, o coordenador da CEBs repassou as notícias das reuniões estadual e do micro centro II, acontecidas em novembro. Ele também lembrou que alguns encontros estão para serem organizados nessas instâncias, que também tiveram que ser adiados por causa da pandemia, como o próximo encontro mineiro, do encontro da Micro Centro II e o 15º intereclesial. Por fim, o José Euzébio agradeceu os trabalhos da equipe na elaboração dos roteiros de reflexão. “Pedimos a Deus que nos revigore com seu espírito e nos dê perseverança nos trabalhos de evangelização”, concluiu.

Texto e imagens: José Euzébio Oliveira 

Agenda