quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Equipe de Elaboração dos Roteiros de Reflexão se reúne para discutir sobre a organização do subsídio

23 de novembro de 2022 Arquidiocese

Nesta segunda-feira, 21 de novembro, membros da Equipe de Elaboração dos Roteiros de Reflexão e Novena de Natal da Arquidiocese de Mariana estiveram reunidos no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana (MG), juntamente com o Coordenador Arquidiocesano de pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, para discutirem sobre a organização do subsídio.

O encontro foi coordenado pelo Representante Leigo das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), José Euzébio Oliveira, que também coordena a equipe, e contou com a presença de membros das regiões pastorais Norte, Sul, Centro e Oeste. O objetivo da reunião foi a organização dos roteiros que, em razão da pandemia da Covid-19, ficaram um pouco enfraquecidos.

Durante a reunião, os participantes apontaram que percebem uma falta de interesse até mesmo por parte de alguns padres. Na opinião do Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, os Grupos de Reflexão não podem acabar, pois eles são uma forma de evangelizar os lugares mais longínquos da Arquidiocese de Mariana, onde os povos não têm acesso aos acontecimentos do dia a dia da Igreja no Brasil e no mundo. Dessa forma, por meio dos e através dos Grupos de Reflexão que as pessoas tomam conhecimento desses eventos.

Outro ponto debatido foi também em relação às dificuldades na produção dos roteiros de reflexão como a impressão que é confiada a Gráfica e Editora Dom Viçoso e, no momento, propõe que o subsídio seja impresso de três em três meses. “Isso nos deixa a dúvida de como nos atenderia, porém, vamos continuar. Não podemos desanimar”, destacou José Euzébio.

Ainda, foi pontuado que é preciso também fortalecer a Equipe de Elaboração, pois, atualmente, ela se encontra defasada, uma vez que a Região Mariana Leste não tem participado dos trabalhos e isso é motivo de acumulo de tarefas para as demais regiões.

Calendário para 2023

Para o próximo ano, ficou decidido que no primeiro semestre o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, irá agendar uma reunião com as regiões para animar os Grupos de Reflexão, buscando o incentivo de todos os padres. Já para o segundo semestre, será agendado um encontro dos Grupos de Reflexão em âmbito Arquidiocesano

Na reunião também foram organizados os materiais dos meses de março, abril, maio e junho. Em março, será refletido a Campanha da Fraternidade 2023 que traz como tema “Fraternidade e Fome”. Em abril e maio, será abordada a função das CEBs na Igreja, inclusive falando sobre o 15º Intereclesial das CEBs que acontecerá em julho em Rondonópolis, no Mato Grosso. Já em junho, será retornado ao tema do Ano Vocacional.

A reunião foi um pouco longa, mas conseguimos avançar bastante na organização. São muitos desafios, mas com coragem e perseverança venceremos”, partilhou José Euzébio sobre a sua percepção do encontro.

Texto: José Euzébio Oliveira

Fotos: Thalia Gonçalves

Agenda