terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Escola de Fé e Política celebra 10 anos de história

08 de fevereiro de 2021 Arquidiocese

A Escola de Fé e Política Dom Luciano Mendes de Almeida celebra, nesta quinta-feira (11), 10 anos de sua fundação. Para marcar a data, será realizada uma celebração, às 19h, com a presença do coordenador da Dimensão Sociopolítica e da Escola, o padre Geraldo Martins Dias, do padre Marcelo Moreira Santiago, leigos da coordenação e ex-alunos. Além disso, o Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, realizará uma fala.

Segundo a coordenadora, Silene Gonçalves, a escola surgiu a partir de ações anteriores realizadas pelo Movimento Fé e Política, da Arquidiocese de Mariana, que, desde o início, se preocupou com a formação. Por essa razão, realizou atividades como a distribuição de folders e cartilhas para as lideranças paroquiais, encontros de formação nas paróquias e, em 2006, a publicação do livro “Fé e Política: uma proposta de formação”.

“Mas logo em seguida percebemos que o livro sozinho não cumpria a tarefa da formação, precisávamos de uma formação mais condensada, de preparar mais agentes multiplicadores. Então, nasce a ideia de uma escola que fosse na linha da educação popular, [sendo] um processo capaz de contribuir de fato na multiplicação dos agentes tanto das pastorais, quanto dos movimentos sociais”, conta a coordenadora. 

Para a concretização deste sonho, foi feita, com o apoio do então Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, uma parceria entre o Movimento Fé e Política e a Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese de Mariana. Assim, surge a Escola de Fé e Política Dom Luciano Mendes de Almeida em 11 de fevereiro de 2011, na Casa de Encontros Cardeal Cardjin, em Conselheiro Lafaiete (MG).

“A escolha do nome foi unânime em homenagear aquele que sempre caminhou ao nosso lado e que nos inspira até hoje a assumir o nosso papel de cristãos no mundo da política. Dom Luciano sempre nos dizia: ‘O meu povo está morrendo por falta de conhecimento’ (Oséias 4,6). E este é o texto bíblico que ilumina a nossa escola”, explica Silene sobre a homenagem a Dom Luciano.

Desde a sua criação, a Escola de Fé e Política tem como objetivo ser um instrumento de formação permanente, sendo capaz de interagir e possibilitar a formação para os agentes pastorais, militantes de movimentos populares, padres, jovens, no intuito de formar novos quadros para a condução das agendas e movimentos presentes na Arquidiocese. Segundo Silene, nestes 10 anos de história, já aconteceram seis turmas do curso “Fé e Política”, duas turmas de formação para Conselheiros de Direito no Âmbito Municipal, cursos de Sociedade e Política e Sociedade e Economia, além de três seminários. 

“Em todos os eventos e nos principais trabalhos sociais que a Arquidiocese desenvolve sempre tem a presença efetiva de algum ex-aluno. Estamos percebendo o crescimento e o engajamento de nossos leigos e leigas que assumem o compromisso de construtores e cuidadores da nossa Casa Comum”, enfatiza Silene sobre a importância da escola.

A celebração em comemoração aos 10 anos da Escola Fé e Política será transmitida nesta quarta-feira (11), às 19h, pelo Facebook e YouTube. 

Agenda