quinta-feira

, 25 de abril de 2024

Escola Fé e Política Dom Luciano dá início à formação sobre a Campanha da Fraternidade 2022

02 de fevereiro de 2022 Arquidiocese

Aconteceu nesta terça-feira, 01 de fevereiro, o primeiro dia da formação sobre a Campanha da Fraternidade (CF) de 2022 que tem como tema “Fraternidade e Educação”. O encontro ocorreu através da plataforma Zoom e foi transmitido pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Arquidiocese de Mariana.

Realizado pela Escola Fé e Política Dom Luciano, o estudo foi orientado pelo pároco da Paróquia São João Batista, em Conselheiro Lafaiete (MG), padre Lambert Noben, MO. Neste primeiro momento, discutiu-se sobre os objetivos da Campanha da Fraternidade deste ano, que analisa o contexto da educação no Brasil e seus desafios potencializados pela pandemia.

Além disso, padre Lambert alertou para três questões pertinentes da CF: a importância da família na educação, lugar onde o ser humano é gerado e inicia sua caminhada antes de viver em sociedade; a necessidade de incentivarmos a educação de acordo com o Evangelho de Cristo; e, por fim, organizar um serviço pastoral nas escolas.

Pe. Lambert foi quem ministrou a formação.

Padre Lambert também explicou sobre a importância de escutar, sendo esse verbo fundamental para ensinarmos alguém. “Quando ouvimos o outro, nós demonstramos interesse pelo o que a pessoa está sentindo e vivendo”, afirmou. Vale ressaltar que, para este ano, o Papa Francisco em sua mensagem para o 56º Dia Mundial das Comunicações Socais convida a todos os fiéis a “escutar com o ouvido do coração”.

Ainda, durante a conversa, os meios de comunicação foram lembrados, assim como os riscos encontrados na internet devido à circulação da informação de forma fácil e rápida, que, em alguns momentos, pode limitar o raciocínio e ocasionar a perda do senso crítico. Por isso, novamente, o padre chamou atenção para a importância de educar e ser educado.

Em relação a situação do Brasil, o sacerdote alertou. “Um dos grandes problemas da educação em nosso país é a gente educar para o mercado de trabalho. Quer dizer, não se educa para ser uma boa pessoa, honesta e feliz e que vai contribuir para fazer uma sociedade melhor”, disse.

Próximos encontros

A formação promovida pela Escola de Fé e Política Dom Luciano terá ainda mais dois encontros que serão realizados nos dias 08 e 15 de fevereiro, às 20h. Para os que se inscreveram a participação é pelo Zoom. Além disso, haverá a transmissão dos encontros pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Arquidiocese de Mariana.

Veja o primeiro encontro na íntegra em:

 

Agenda