domingo

, 19 de maio de 2024

Escola Fé e Política Dom Luciano marca presença no Seminário Anual da Articulação das Escolas e Rede de Assessores do Cefep

31 de março de 2023 Arquidiocese

Equipe da Ampliada do CEFEP. – Foto: arquivo pessoal de Silene Gonçalves

Entre os dias 23 e 26 de março, aconteceu, em Brasília (DF), o Seminário Anual da Articulação das Escolas e Rede de Assessores, promovido pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep). À ocasião, a Escola Fé e Política Dom Luciano, da Arquidiocese de Mariana, esteve representada pela Coordenadora, Silene Gonçalves.

Com a temática central “A Formação em Fé e Política como mecanismo de fortalecimento da democracia em crise”, estiveram presentes no evento assessores de várias partes do país, que compartilharam suas vivências e trouxeram sugestões para a ação do Cefep e das escolas de Fé e Política.

“Tivemos momentos de reflexão, discutimos um pouco a conjuntura e a realidade das escolas, repensando a grade, a formação e discutimos sobre a democracia, a espiritualidade, a fé e a doutrina social da Igreja”, destacou Silene sobre o Seminário e os assuntos abordados.

Coordenadores das Escolas e os assessores. Foto: Arquivo pessoal de Silene Gonçalves

Posse na Coordenação Ampliada do Cefep

Um dia após o seminário, na segunda-feira, 27 de março, Silene Gonçalves participou, também em Brasília, da reunião do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara. Na oportunidade, ela foi empossada como integrante da Coordenação Ampliada do Cefep.

“Eu sou a coordenadora da Escola Fé e Política Dom Luciano da Arquidiocese de Mariana, e, agora, faço parte dessa Coordenação Ampliada representando todas as Escolas Fé e Política do Regional Leste 2. O Cefep é constituído de uma secretaria executiva, com um secretário, uma coordenação pedagógica e representantes da macrorregião (do Sudeste, do Sul, do Norte, do Nordeste e do Centro-oeste)”, disse Silene.

Ainda de acordo com Silene, seu mandato será de dois anos e tem como intuito fortalecer as Escolas Fé e Política nas Dioceses e Arquidioceses. “Em 2022, nós fizemos uma discussão para essa coordenação, fizemos algumas reuniões com os coordenadores de todas as escolas. É importante destacar que o nosso regional, hoje, tem dez escolas organizadas e ainda conta com o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NESP), ligado a PUC e o Movimento Boa Nova (MOBON). Nesta reunião eu fui escolhida para fazer a representação da nossa região junto ao Cefep”, explicou.

Agenda