sábado

, 20 de abril de 2024

“Espiritualidade Litúrgica em Tempos de Pandemia” foi tema de formação promovida pela Região Mariana Sul

02 de agosto de 2021 Arquidiocese

A Comissão de Liturgia da Região Mariana Sul promoveu na noite da última quarta-feira, dia 29 de julho, uma formação com o tema “Espiritualidade Litúrgica em Tempos de Pandemia”. O encontro, que aconteceu de maneira remota, foi assessorado pelo pároco da Paróquia São Pio X, em Barbacena (MG), padre Fabiano Milione Honório, e contou com a participação de 88 membros das equipes de liturgia das paróquias e comunidades que compõem a região Mariana Sul.

Participaram também do encontro o padre José Maria Dias e o Cônego Luiz Calos César Ferreira Carneiro, párocos das paróquias Santo Antônio, em Silverânia (MG), e São Sebastião, em Barbacena (MG), respectivamente.

Em sua fala, o padre Fabiano lembrou a importância de celebrarmos com dignidade a Eucaristia, mesmo que de forma remota. “É função nossa (Equipes de liturgia), cuidar para que nesse momento de pandemia a participação ativa não seja fragilizada. Para tanto, se faz necessário uma catequese e uma formação permanente.”

Além disso, ele também recordou os três pilares que sustentam a espiritualidade litúrgica: a Palavra de Deus, a vida de comunidade e a comunhão eucarística. “Ao tomarmos consciência e vivermos bem esses três pilares, vivemos sob o tripé da vida espiritual”, disse.

Para Maria Imaculada, participante do encontro, “a formação foi muito animadora e iluminadora. Me ajudou a ter novo ânimo na caminhada.  Além de proporcionar com clareza e simplicidade o entendimento da vontade da Igreja a respeito da nossa participação ativa. Foi um momento de crescimento espiritual na fé e na vivência litúrgica”.

De acordo com a representante leiga da Comissão Regional de Liturgia, Maria Irene Custódio, momentos de formação como esse são muito enriquecedores. “Tivemos um momento bonito de espiritualidade, esclarecedor e que nos impulsionou a viver nossa fé com alegria também neste momento difícil de pandemia. Padre Fabiano nos lembrou que, conforme orienta a Sacrossanto Contilium, número 48, devemos celebrar a liturgia de forma ativa, piedosa e consciente”, pontuou.

Texto e imagens: Viviane Isidoro

Leia aqui outras notícias sobre a Arquidiocese de Mariana

Agenda