sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Estão abertas as inscrições para o Simpósio de Formação Ecumênica 2021

20 de novembro de 2020 Igreja no Brasil

Estão abertas as inscrições ao Simpósio de Formação Ecumênica 2021 que será realizado, de forma virtual, dias 29 e 30 de janeiro do próximo ano. Esta edição do simpósio, tem como tema “Desconstruindo muros e construindo pontes: olhares a partir da Carta Encíclica Fratelii Tutti e da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021″.  O tema da CF Ecumênica é “Fraternidade e Diálogo: um compromisso de amor”

O encontro, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também vai refletir sobre o fundamentalismo e os muros que a partir dele se constroem na sociedade brasileira e no mundo. Segundo o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo da CNBB e subsecretário adjunto de pastoral da entidade, padre Marcus Barbosa Guimarães,  as posturas fundamentalistas que demonizam o outro e suas culturas são reflexos desse modo de ser que vai se impondo na sociedade.

Serão assessores do encontro a doutora em Teologia pela PUCPR, irmã Raquel de Fátima Coelet, Filha da Caridade da Província de Curitiba. Ela também é representante católica na Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic); o mestre em Teologia pela PUCPR, padre Rene José de Sousa, presbítero da diocese de São Carlos (SP). Sua reflexão será sobre os muros de inimizades erigidos pelos fundamentalismos e o diálogo e a fraternidade como caminhos para a sua superação.

“Esperamos, entusiasmados, que o nosso Simpósio Ecumênico 2021, mais um fruto da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB, seja alegre, orante, participativo e nos fortaleça na entrega à dimensão ecumênica e inter-religiosa, constitutivas da nossa fé cristã”, afirmou padre Marcus.

Informações importantes:

As inscrições são abertas a todos que se interessam pela causa ecumênica e inter-religiosa. Podem ser formalizadas por meio de envio de um e-mail, com nome completo, cidade, estado e comunidade que participa, para: ecumenismo@cnbb.org.br. O Simpósio será realizado de forma on-line, nos dias 29 e 30 de Janeiro 2021, das 9 às 12h.

Fonte: CNBB

Agenda