sábado

, 27 de abril de 2024

Estudo, partilha e planejamento marcaram o Dia D da Comunicação na arquidiocese

03 de fevereiro de 2020 Arquidiocese

Um dia de estudo, partilha e planejamento, assim foi o Dia D da Comunicação na arquidiocese. Esse evento foi realizado no sábado (1) nas foranias de Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ponte Nova, Ouro Preto e Viçosa. Simultaneamente, os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), pessoas que trabalham com comunicação nas paróquias e padre refletiram sobre o papel da pastoral  e como articulá-la nas paróquias e foranias.  

“Foi uma manhã proveitosa, de muito trabalho e participação. Pelos comentários das outras foranias foi possível perceber uma realidade semelhante da Pascom em nossas regiões”, ressaltou o assessor arquidiocesano da Pascom, padre Edir Martins.

Região Sul

Na Região Sul, a Forania de Barbacena promoveu o Dia D. A programação contou com uma palestra com o tema “Motivação à Vida” com o psicólogo Dione Rodrigo, uma acolhida do vigário forâneo, padre D’Artagnan de Almeida,  uma explanação sobre a Pascom com a Flávia Borges e uma proposta de calendário para o primeiro semestre. O encontro contou com representantes das paróquias da Piedade, Assunção, São Pedro e São Paulo, São Sebastião, Divino, São Sebastião de Correia de Almeida.

Região Oeste

Na Região Oeste, os representantes da Forania de Congonhas estiveram reunidos na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.  Segundo o participante Miguel Toledo, o encontro serviu para refletir os rumos da Pascom na Forania a partir da experiência de cada paróquia. “Na apresentação foram ressaltado os trabalhos do DACOM e às múltiplas formas de comunicação da Arquidiocese. A valorizou das redes sociais, a veiculação do Jornal Pastoral e uma reflexão sobre a articulação diocesana da Pascom também foram pontos da pauta”, disse. O encontro foi encerrado com uma visita a Rádio Congonhas.

Outra forania da Região Pastoral Mariana Oeste que esteve reunida no Dia D da Comunicação foi a Forania de Conselheiro Lafaiete. O grupo se encontrou na Basílica do Sagrado Coração de Jesus para debater sobre a Pastoral Comunicação.

Região Norte

O Dia D da Forania de Ouro Preto, na Região Norte, foi realizado na Paróquia de São Sebastião em Itabirito. Durante a manhã, o grupo refletiu sobre o papel da Pascom e como articular essa pastoral nas paróquias e foranias. Para Viviane Gonçalves, da Paróquia Cristo Rei, de Ouro Preto, a iniciativa de se organizar um encontro a nível de Forania foi muito boa. “Acredito que seja uma forma mais eficaz para se alcançar as paróquias. Foi um encontro esclarecedor a respeito do que é a Pascom, principalmente para as paróquias que não as têm Pastoral da Comunicação formada”, disse.

Região Leste

Na Forania de Viçosa o encontro foi realizado no Centro de Pastoral da Comunidade Imaculada Conceição, em Nova Viçosa, e reuniu agentes da pastoral de várias cidades da forania: Viçosa, São Miguel do Anta, Canaã, Teixeiras, Pedra do Anta e as demais justificaram a ausência.

O encontro iniciou com um momento de oração feito pelo vigário forâneo, padre Francisco, da Paróquia Santo Antônio, em Teixeiras, em seguida, iniciou a roda de conversa. O grupo contou com a participação e colaboração do vigário episcopal  da região, padre Ronaldo da Paróquia São Sebastião, em Pedra do Anta, e pároco anfitrião, cônego Lauro Sérgio Versiani. 

Em Ponte Nova, o Dia D foi promovido no Centro Regional de Pastoral e acolheu representantes de várias paróquias da Forania. 

Neste encontro, cada forania escolheu um representante que irá se reunir com a equipe arquidiocesana da Pastoral da Comunicação no mês de março.

Agenda