sábado

, 13 de abril de 2024

Expressões Juvenis da Região Centro se reúnem em busca da sinodalidade

28 de fevereiro de 2024 Arquidiocese

No último sábado, 24 de fevereiro, as Expressões Juvenis da Região Mariana Centro se reuniram na Paróquia Divino Espírito Santo, em Lamim (MG), para um momento de partilha e de viverem a sinodalidade. O encontro contou com a participação de 140 jovens das nove paróquias que compõem o regional.

Organizado pelo Assessor para as Juventudes da Região, Padre João Luiz da Silva, e pela Comissão Representativa das Expressões Juvenis na Região, um dos objetivos do encontro foi promover a devoção à Beata Isabel Cristina, modelo e intercessora dos jovens da Arquidiocese de Mariana. Além disso, foi também uma oportunidade para construir um caminho de unidade na evangelização da juventude na região.

Segundo Washington Júnior, Representante da Juventude Missionária da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Piranga, durante o encontro, refletiu-se sobre as tentações, sobre a cruz e as dificuldades do mundo atual, tema que foi abordado pelo Padre João Luiz na meditação da Palavra. “Também firmamos o compromisso de sermos jovens da cruz e buscar envolver mais a juventude dentro das nossas paróquias e na região”, contou.

“Foi uma tarde muito agradável! Um ótimo momento de convivência, permitindo conversar e conhecer jovens de outras paróquias e de outras expressões juvenis. […] Aguardo ansiosamente por mais um encontro das expressões juvenis da região centro”, enfatizou Washington Júnior.

Padre João Luiz assessora as Expressões Juvenis na Região Centro.

Para Padre João Luiz, o encontro foi um despertar para a sinodalidade. “Esse encontro nos mostrou que os jovens cultivam em seu coração o desejo da santidade e querem viver na graça, por isso, cada um deles buscam na Igreja um carisma que os ajudam neste propósito. O desejo da nossa Igreja diocesana é trabalhar para que cada expressão juvenil se fortaleça em seu carisma sem perder a unidade entre os jovens. Caminhar juntos é o que queremos, afinal, somos todos irmãos”, afirmou.

Participando pela primeira vez de um encontro como esse, a jovem Nathaly Vitória, 20 anos, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Brás Pires (MG), definiu a experiência como incrível. “Graças a Deus, eu saí de lá uma pessoa leve. Deus tocou no meu coração de uma forma que eu nunca senti. Foi maravilhoso ver vários jovens presentes para louvar a Deus e a Nossa Senhora. Já estou contando com o próximo!”, disse.

Também da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Brás Pires, e participando pela primeira vez, Ana Vitória Magalhães Silva, 18 anos, destacou que o encontro possibilitou conhecer novas amizades e novas realidades. “Espero que tenha mais no ano que vem. Vou adorar participar novamente”, reforçou.

As Irmãs da Comunidade Nhá Chica, do município de Senador Firmino (MG), também participaram do momento. “Nesse encontro, tivemos a certeza de que o Senhor convida a conhecer e a viver a verdadeira felicidade, que é Ele mesmo, a serem corajosos e se entregarem a Deus com generosidade e determinação, pois os jovens estão chamados a abrirem as portas a Cristo, com espírito de aventura e bravura, pois só assim poderão, de verdade, levar a cruz junto a Jesus. Pedimos a Graça de que cada um desses jovens e dos jovens de todo mundo possam com valentia entregarem suas vidas a Deus, sem pedir nada em troca, e ganhando o céu para eles e para os demais. Que Nossa Senhora, a Rainha dos corações, possa interceder por todos nós!”, afirmaram.

Para a jovem Andreza Gomes, da Paróquia Divino Espírito Santo, em Lamim (MG), a realização do encontro foi possível graças a colaboração de cada um que doou o seu talento e trabalho. “Foi uma tarde animada, feliz e de muita espiritualidade. Nos conhecemos melhor, partilhamos realidades e propomos caminhos de evangelização para nossa juventude. Ouvimos o Senhor e nos aproximamos de sua Palavra. Agradecemos a todos os envolvidos pelo, sim, generoso”, declarou.

Que a Beata Isabel Cristina interceda por toda a juventude da Arquidiocese de Mariana.

Texto e fotos: Andreza Gomes

Agenda