sábado

, 03 de maio de 2025

Faculdade divulga os ganhadores dos concursos do Hino e do Selo dos 280 anos da Arquidiocese

02 de maio de 2025 Arquidiocese

Na manhã do dia primeiro de maio, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), divulgou o resultado dos concursos que tinham por objetivo criar um hino e um selo dos 280 anos da Arquidiocese de Mariana.

Além da data celebrar o patrono da Igreja e do Seminário Arquidiocesano, São José Operário, também se celebra o dia em que a diocese de Mariana foi elevada à Arquidiocese, juntamente com o bispado de Belém do Pará, por um mesmo documento pontifício (“Sempiternam Humani Generis”, de São Pio X, 1/5/1906).

A fim de marcar essa data e nos preparar para as celebrações dos 280 anos da Primaz de Minas, foi feito um concurso para se escolher um novo selo postal e o hino que ajudará animar mais essa festa. Para a escolha tanto do hino quanto do selo foram montadas duas comissões julgadoras para avaliar e selecionar os que melhor correspondiam ao que se deseja celebrar.

Hino vencedor 

A comissão julgadora do concurso do Hino, composta por Monsenhor Roberto Natali Starlino, Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis, Padre Johny Sales de Figueiredo Dias, Padre Carlos Geovane Nunes Magri, Sr. Eric Lana, Senhora Josineia Godinho e o Senhor Antônio Felipe Bittencour, depois de dedicado trabalho de estudo dos hinos que foram enviados para avaliação, escolheu como vencedor do concurso o Hino “Jesus Cristo, o ‘Esplendor da Luz Eterna’”, Letra: Pe. José Antônio de Oliveira e Música: Pe. Wallison Rodrigues. A seguir apresentamos a primeira estrofe e o refrão do hino vencedor:

1) Jesus Cristo, o “Esplendor da Luz Eterna”,
quis conosco, nestas terras, vir morar;
Bom Pastor que, com amor, cuida e governa (cf. Jo 10,14ss),
sua Igreja em Mariana quis plantar.

Ref.: Quase três séculos de história celebramos;
de alegria vibra o nosso coração.
E, com Maria, mil louvores entoamos
ao Deus que em nós fez maravilhas neste chão! (cf. Lc 1,46ss)

Outros dois hinos foram considerados pela Comissão:  em 2º lugar, o Hino “Ó Esplendor da Luz da Eterna”, Letra: Edigar Rodrigues, Lucas dos Santos e Moisés Galinari; Música: Renato Luiz e Mateus Viera. Em 3º lugar, o Hino “Por ocasião dos 280 anos de sua fundação”, Letra: Pe. José Mario Santana Barbosa e Música: Wallace Gabriel Moura da Silva.

Em breve, o hino será divulgado na íntegra e com a melodia.

Selo vencedor

A comissão julgadora do concurso do selo comemorativo dos 280 anos de criação da Arquidiocese de Mariana, composta por Padre Luiz Antônio Reis Costa, Padre Leandro Ferreira Neves, Padre Róbson da Cunha Chagas, Padre Eudvanio Dias Soares, Padre Pedro Hugo Alves Talin, após discussão das propostas recebidas, escolheu como vencedor deste concurso o selo dos candidatos: Mateus Júnior Santos Costa e Heider Luís Soares.

Em sua arte, o Selo vencedor destacou o número 280, utilizou a cor azul que simboliza a importância deste marco histórico, remetendo à serenidade e profundidade espiritual de Mariana. Junto aos números, encontram-se harmonizados elementos religiosos ornamentais que foram esculpidos, a Catedral de Mariana, um ícone do barroco mineiro, e a pintura de Nossa Senhora da Assunção, cuja imagem evoca a proteção e fé que a Arquidiocese transmite ao longo dos séculos. O dourado junto ao azul Mariano evoca a beleza do barroco, a elegância da arte sacra e reflete a luz divina e a pureza de Maria e da missão evangelizadora da Igreja.

Outros dois Selos foram considerados pelo Comissão, em 2° lugar: Vitor Ventura Afonso; e em 3° lugar: Caio César Gomes Amora, que serão utilizados em atividades envolvendo os 280 anos.

A Arquidiocese de Mariana e a Faculdade Dom Luciano Mendes agradecem a todos os candidatos que participaram do concurso; às comissões julgadoras do Hino e do Selo; ao Seminário de Mariana, através de seus padres, formadores,  seminaristas e funcionários; ao coral do Seminário;  aos professores, alunos e funcionários da FDLM pelo empenho e dedicação que, através do Projeto Memória, vem realizando várias atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão envolvendo os 280 ano de Criação da Arquidiocese de Mariana.

O selo será divulgado em breve.

Selo e Hino comemorativos

O concurso foi idealizado pela Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), desenvolvido pelo “Projeto Memória”, com a aprovação do  Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, que nomeou duas comissões julgadoras para a escolha do Hino e do Selo. Para escolher o hino e o selo, um edital foi lançado para cada um, publicado no site da Faculdade e divulgado nos variados canais de comunicação da Faculdade e da Arquidiocese.

Os editais do concurso foram criados tendo em vista a importância da história da Arquidiocese de Mariana, criada aos 06 de dezembro de 1745 pela Bula Candor Lucis Aeternae do Papa Bento XIV. Sua instalação ocorreu três anos depois, no dia de 17 de dezembro de 1748, com a posse canônica de seu primeiro bispo, Dom Frei Manoel da Cruz, cisterciense da família de São Bernardo. Mariana tornou-se, no contexto brasileiro, a sexta diocese (criada juntamente com São Paulo), sucedendo os bispados da Bahia (1555), Rio de Janeiro (1676), Olinda (1676), Maranhão (1677) e Pará (1719).

Texto e foto: Comunicação Faculdade Dom Luciano