domingo

, 14 de agosto de 2022

Faculdade Dom Luciano Mendes inicia as atividades acadêmicas de 2021

09 de fevereiro de 2021 Arquidiocese

A Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) realizou, neste sábado (06), a primeira reunião, em 2021, dos estudantes com o coordenador do curso de Filosofia, o professor Dr. Pe. Edvaldo Antonio de Melo. Durante o encontro, que aconteceu on-line devido à pandemia, foram apresentados os projetos previstos a serem desenvolvidos ao longo deste ano letivo, que teve início no último dia 02 de fevereiro. 

Os projetos apresentados foram:

  1. Simpósio Filosófico-Teológico: será realizado entre os dias 25 e 27 de fevereiro e está conjugado ao “Projeto Memória”, sobre os 270 Anos do Seminário de Mariana. Será feito em parceria com o Instituto Teológico São José (ITSJ) da Arquidiocese de Mariana; 
  2. Projeto Filosófico-Cultural “A Hora dos In-confidentes II”: acontece durante os sábados letivos, dentro do programa “Espaço Aberto”, e tem como foco as biografias de escritores e pensadores mineiros da Região dos Inconfidentes; 
  3. Projeto Filosófico-Literário “Círculo de leituras: a terceira margem do rio”: tem como objetivo ler a literatura com o olhar e o coração filosóficos e conta com a colaboração do Círculo de Leitura do Museu “Alphonsus Guimaraens” e do grupo “Leitura em tempo de risco”; 
  4. Projeto de pesquisa “Por uma filosofia da encarnação”: organizará, neste ano, um Colóquio sobre o Corpo, previsto para os dias 14 e 15 de junho, em colaboração com o grupo de pesquisa da FAJE, bem como outros projetos de pesquisa que envolvem docentes e participantes de outras instituições de ensino. Além disso, para o próximo semestre de 2021, também em interação com a FAJE, que faz memória dos 100 anos de nascimento do filósofo e pensador brasileiro, Enrique Cláudio de Lima Vaz, está prevista a realização de eventos envolvendo a temática da condição humana a partir das grandes obras do pensador, sobretudo, nas áreas da Antropologia, da Ética e da Metafísica.

Além de incentivar os projetos de pesquisa, o coordenador do curso falou também da importância dos projetos de Teatro e Música, que funcionam de modo conjugado nas modalidades extensão e laboratório, em colaboração entre a Faculdade e o Seminário, e mostrou o calendário geral dos eventos preestabelecidos para 2021. Ainda, foram dados alguns encaminhamentos de ordem prática que contemplam todo corpo discente.

Outro ponto importante abordado foi sobre a finalização dos projetos monográficos dos alunos do 5º período, além de estimular a todos os estudantes a publicarem artigos no site “Pensamento Extemporâneo”, seguindo as orientações do curso, e a valorizar a Revista Eletrônica de Filosofia Inconfidentia  e a Série Inconphidentia Philosophica da Faculdade Dom Luciano nas pesquisas, para uma melhor organização dos três eixos (ensino, pesquisa e extensão), que a Faculdade Dom Luciano Mendes propõe em suas atividades. 

“A reunião, sobre as questões metodológicas e de conhecimento da faculdade, me trouxe uma grande visão da importância da Faculdade Dom Luciano Mendes, em Mariana (MG), e também no contexto do meio científico, abordando, principalmente, uma reflexão a partir de autores e fenômenos regionais. Assim, a expectativa criada por quem está chegando é de responsabilidade pela importância em fazer parte da FDLM, referência em Filosofia não só aqui, mas também em âmbito nacional. Sendo assim, o sentimento que surge é de alegria em desenvolver, a priori, o saber e por consequência os projetos e oportunidades em explorar os caminhos da filosofia”, ressalta o seminarista e discente do 1o período de Filosofia, João Lucas Basílio.

Já para o seminarista e discente do 3o período, Leonardo Moreira, a clareza da explicação do diretor acadêmico foi de suma importância. “A reunião foi muito produtiva e importante, pois uma nova turma integra nossa comunidade acadêmica. Todos os direcionamentos que foram dados pelo diretor acadêmico, Padre Edvaldo, são de extrema importância para o bom entendimento das atividades acadêmicas da faculdade, bem como valioso para nós, que já estamos um pouco avançados no curso, para que nos atentemos aos projetos e eventos e no que podemos contribuir com a nossa participação e organização”, enfatiza. 

Por fim, o Dr. Pe. Edvaldo mostrou-se disposto a colaborar para o bom êxito das supracitadas atividades e em prontidão para continuar destacando a missão própria da instituição: estar a serviço do verdadeiro humanismo cristão.

Texto e imagem:  Carlos Henrique de Mattos Chaves e Ihudison de Paula Coelho,
alunos do 3º ano de Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM).

Agenda