sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Faculdade Dom Luciano Mendes realiza Cerimônia Solene de Colação de Grau

21 de dezembro de 2020 Arquidiocese

No último sábado, dia 19 de dezembro, a Faculdade Dom Luciano Mendes conferiu o título de bacharel em filosofia aos estudantes que concluíram o curso neste ano de 2020. A Cerimônia Solene de Colação de Grau aconteceu na modalidade online, com o auxílio da ferramenta Google Meet, possibilitando a participação da comunidade acadêmica, dos familiares e amigos dos formandos.

O ano de 2020, certamente, apresentou grandes desafios em diversos âmbitos da vida. Com o advento e o agravamento da pandemia ocasionada pelo coronavírus, os discentes concluíram suas atividades acadêmicas de modo remoto, com o auxílio da plataforma Microsoft Teams, que também possibilitou a apresentação online dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s). Desse modo, poderíamos dizer que em meio a um dos tempos mais desafiantes do segundo milênio, a Faculdade Dom Luciano Mendes se reinventou ao se adaptar às novas circunstâncias do tempo presente. Tal adaptação se deu com a participação de toda a comunidade acadêmica, em parceria com o Seminário São José da Arquidiocese de Mariana, de onde provém a maioria dos discentes. Neste período, os seminaristas e formadores também estavam sob o regime de quarentena.

O trabalho desempenhado pela Faculdade Dom Luciano Mendes, sem sombra de dúvida, se pauta na responsabilidade educacional em formar pessoas capazes de refletir e discernir a realidade presente – inspirados pela reflexão e intuições filosóficas. Vale comentar que a Filosofia surge como manifestação da inquietação humana pela busca do Saber, isto é, da Verdade. Nesse sentido, a graduação da FDLM, também enquanto processo educativo, busca despertar e maturar a inquietação dos próprios acadêmicos, possibilitando que o contato com a filosofia desperte um “novo modo de ver o mundo”, como nos ajuda a assimilar Merleau-Ponty.

A seguir, alguns dos relatos dos novos bacharéis em Filosofia pela FDLM:

“Bom, este tempo em que estive graduando em filosofia significou para mim um tempo de amadurecimento. Em um mundo que se questiona tanto, questões que outrora pareciam ter sido respondidas, o estudo de filosofia foi capaz de nos inquietar novamente, de nos trazer mais questionamentos, porém, agora mais maduros, mais consistentes. Colar grau na modalidade em que ocorreu significou para mim uma redescoberta de que o pensamento vai muito além da presença. Embora distantes, a força do nosso pensamento estava unida em um só lugar, em nosso coração enquanto turma, enquanto instituição” (Daniel Dourado da Costa).

“A graduação em filosofia pela FDLM proporcionou-me um grande aprimoramento na capacidade de reflexão. Em nossa graduação, percebemos como é fundamental colocar-se em busca da Verdade, isto é, permitir-se desinstalar pelas ‘falsas aparências’ para deixar-se encantar e ser seduzido pelo Saber. Nesse sentido, todo o curso de filosofia, em sua profundidade de reflexões e de abordagens ao longo da história da filosofia, nos proporciona um novo modo de olhar o mundo e a realidade. Enquanto seminarista do Seminário São José, penso que o estudo das humanidades, e aqui destaco especialmente a filosofia, é fundamental para o diálogo entre fé e razão, tão caras para a evangelização em nosso tempo. Posso dizer que, com maestria, competência e dedicação, toda a direção acadêmica, bem como os docentes e funcionários da instituição, se dedicam ao máximo para a transmissão do Saber e de uma educação de qualidade” (Moisés Galinari Tôrres).

“A colação de grau representa um momento de grande júbilo para todos nós, pois é resultado de muito esforço feito por todos nós ao longo dos últimos três anos. Nesse período passamos por momentos de grandes dificuldades em diversos aspectos, mas com coragem e determinação conseguimos superá-los e por isso alcançamos essa importante conquista. A nossa colação de grau não representa o fim de uma caminhada, mas apenas a conclusão de uma etapa que nos abre novas portas para novos caminhos, que trazem consigo novos desafios e nos renova a esperança de dias melhores” (Lucas Vilela Gonçalves).

“Ingressei nesta Instituição no ano de 2016, na época, denominada Faculdade Arquidiocesana de Mariana – FAM. Tranquei minha matrícula em 2017 e reingressei no ano 2019. Desde aquele período a faculdade passava pela mudança de Projeto Pedagógico Curricular, e no meu retorno pude perceber, alegremente, uma das mudanças que eu enfatizo: o incentivo à pesquisa e a oportunidade de, conjuntamente com a comunidade local, partilhar e conhecer novas realidades, através dos projetos de extensão. Tenho por mim que esta é uma realização de máximo valor, pois nos torna pensadores com responsabilidade social. Que a FDLM continue cumprindo dessa forma os seus projetos e inspirações!” (Sandro José Viana).

“Concluir o curso de Graduação em Filosofia, principalmente neste ano atípico (ano que não foi fácil para todos nós) é perceber como Deus cuida e realiza maravilhas a nosso favor. De fato, Ele que nos chamou é fiel e, por isso, sendo agora já um bacharel em Filosofia, sinto-me alegre e feliz por todas as comemorações e celebrações conclusivas desta etapa formativa” (Anderson Airton Dionísio).

  • Texto: Moisés Galinari Tôrres, Bacharel em Filosofia pela FDLM.

 

 

 

Agenda