Nesta terça-feira, 13 de maio, data em que se celebra o aniversário natalício de Dom Antônio Ferreira Viçoso, Bispo de Mariana e lazarista, foi realizado o Jubileu da Família Vicentina, que contou com cerca de 200 peregrinos. Além disso, a manhã também foi marcada pela Caminha da Fé até a Cartuxa de Dom Viçoso, local de seu falecimento.
Iniciando-se por volta das 6h, cerca de 40 pessoas reuniram-se na porta da Catedral da Sé para seguir em direção até a Cartuxa de Dom Viçoso, onde o Venerável passou parte de sua vida.
Foto: Pascom Catedral.
A caminhada durou em torno de 40 minutos e, juntamente, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, as pessoas foram rezando o Santo Terço intercalado com cânticos paralitúrgicos.
Na chegada foi celebrada a Santa Missa, presidida por Reitor da Catedral, Padre Geraldo Dias Buziani, com a presença de dezenas de fiéis que se uniram em oração pelo Venerável Apóstolo de Minas.
Foto: Pascom Catedral.
Vindos das cidades de Ponte Nova (MG), Viçosa (MG), Cipotânea (MG), Mariana (MG), Ouro Preto (MG), Itabirito (MG), Capela Nova (MG) e Santa Barbara (MG), os cerca de 200 peregrinos foram acolhidos por volta das 8h30 no Centro Arquidiocesano de Pastoral.
Marcaram presença três ramos da Família Vicentina: Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Congregação da Missão e Sociedade de São Vicente de Paulo.
Em seguida todos se dirigiram para o Santuário de Nossa Senhora do Carmo, na praça Minas Gerais, onde foram feitas orações e leituras. Após o momento, a Cruz, símbolo do Jubileu da Esperança, foi à frente levada pelo Assessor Espiritual da Sociedade São Vicente de Paulo no Brasil, Padre Allan Júnio Ferreira (CM), acompanhada por banners e bandeiras dos movimentos lazaristas.
Foto: Elton Gomes de Freitas.
A peregrinação percorreu as ruas Waldemar de Moura Santos e Direita em orações e profunda fé. De toda a rua Direita foi possível escutar a canção “Pelas Estradas da Vida”, entoada pelos peregrinos até a chegada na Igreja Mãe de todas as igrejas de Minas Gerais.
A Celebração Eucarística foi presidida por Padre Allan, e concelebrada pelo Assessor da Dimensão Missionária da Arquidiocese de Mariana, Padre Fernando Paulo de Almeida Monteiro dos Santos; serviu no altar o Diácono João Pedro Silva Ribeiro.
Foto: Suely Soares.
Na oportunidade, Padre Fernando falou sobre a história e importância da congregação em nossa Igreja Particular.
“Dom Viçoso era da Congregação da Missão, durante muitos anos, a formação do clero mariansense esteve sob os cuidados dos lazaristas, as filhas da caridade desempenharam um papel importantíssimo na educação do nosso povo com dois grandes colégios em Mariana e Barbacena sem contar o trabalho das conferências em muitas de nossas paróquias com inúmeras obras caritativas”, relembrou o sacerdote.
Já Padre Allan expressou a felicidade em estar presente nesse momento importante de celebração dos dons da Igreja.
“A peregrinação da Família Vicentina à Catedral de Mariana, por ocasião do Ano Santo, foi um momento de Júbilo. […] Celebramos em sintonia com todos que vivem o carisma e a espiritualidade vicentina do amor aos pobres, nossos mestres e senhores”, destaca Padre Allan.
Foto: Solange Palazzi.