segunda-feira

, 24 de junho de 2024

FDLM e Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese promoveram o primeiro Curso de Gestão em arquivos eclesiásticos

19 de dezembro de 2023 Arquidiocese

Entre os dias 10 de novembro e 2 de dezembro, a Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM) promoveu, em parceria com o Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana – Dom Oscar de Oliveira, a primeira edição do Curso de Gestão em Arquivos Eclesiásticos.

Com aulas on-line, às sextas-feiras e aos sábados, orientados pelos professores Thiago Medeiros e Danielle Alves, os cerca de 35 participantes estudaram sobre os fundamentos da arquivística, receberam noções sobre a Paleografia e a leitura de manuscritos, sobre a análise diplomática e tipológica de documentos eclesiásticos, entre outros assuntos. Ainda, eles foram instruídos sobre a preservação e conservação de acervos em papel.

Visita técnica

Encerrando o curso, a última aula foi presencial, em 2 de dezembro, com uma visita guiada ao Arquivo Eclesiástico, pela manhã, quando os participantes puderam conhecer as dependências do Arquivo e seu acervo documental, bem como receber algumas orientações sobre o gerenciamento dos arquivos eclesiásticos. Na oportunidade, eles foram orientados pelo Diretor do Arquivo Eclesiástico, Padre Leandro Ferreira Neves.

Já na parte da tarde, o Vigário Judicial da Arquidiocese e professor de Direito Canônico do Seminário São José, Monsenhor Roberto Natali Starlino, orientou os participantes sobre as normas para a produção de documentos eclesiásticos, a importância e o modo correto de preenchimento dos livros paroquiais e orientações sobre como proceder na prática cotidiana dos arquivos eclesiásticos.

De acordo com os participantes, a experiência do Curso de Gestão em Arquivos Eclesiásticos foi uma rica oportunidade de conhecer melhor esta realidade tão importante, otimizando assim a valorização, conservação, utilização e fruição destes verdadeiros espaços da memória das comunidades eclesiais que são os Arquivos Eclesiásticos.

Texto e foto: colaboração dos coordenadores e alunos concluintes dos cursos de extensão e graduação