segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Fé na Universidade: MUR comemora 20 anos de existência em Ouro Preto

26 de novembro de 2019 Arquidiocese

Evangelizar na Universidade. Este é o objetivo do Ministério das Universidades Renovadas, pertencente à Renovação Carismática Católica. Em Ouro Preto, esta missão vem sendo cumprida há 20 anos na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). São muitos os frutos desde então: duas vocações sacerdotais, vários matrimônios, 32 experiências de oração (retiros) realizadas e várias vidas transformadas.

“Queremos mostrar aos universitários que não existe somente uma opção e que Deus é e sempre será a melhor escolha”, afirma a coordenadora do MUR em Ouro Preto, Ana Paula Pereira. Ela ressalta que a intenção é levar aos jovens universitários a Palavra de Deus como contrapartida a tudo o que a cidade universitária oferece em forma de alegrias passageiras.

Em todas as terças e quintas-feiras, cerca de 50 pessoas participam do grupo de oração universitário (GOU) no campus da Universidade. Às quintas-feiras há, ainda, a missa. E no sábado, o grupo de oração no centro pastoral da Comunidade de Nossa Senhora de Lourdes, da Paróquia Cristo Rei.

32° Experiência de Oração, realizada de 27 a 29 de setembro de 2019

Pauliana de Cássia Barbêdo, estudante do 7º período do curso de Farmácia, participa dos encontros do MUR desde que entrou para a Universidade e ressalta a mudança proporcionada pelo movimento. “Deus já havia me escolhido antes de entrar na universidade, e na universidade eu O escolhi. O MUR foi esse canal no qual me entreguei com tamanho compromisso e aliança a Deus, mesmo diante de muitas falhas. Através dele me tornei e ainda busco me tornar mais humana e exalar a bondade, o amor, a caridade e a humildade”, conta.

Para ela, estar em um “ambiente universitário onde nossa fé é questionada por professores e colegas” é o impulso necessário para unir fé e razão e buscar “ser ‘Doutores’ assim como Santa Teresinha, e ‘Mestres’ como tantos outros Santos”.

A estudante ressalta que é o amor de Deus que a motiva a viver e seguir o seu curso e é por Ele que ela passa, junto aos outros membros, noites rezando, participando de reuniões de preparação para o GOU e finais de semana nas Experiências de Oração. “Na universidade, o amor Dele é o meu refúgio, e encontrá-lo nos meus irmãos que também estão na universidade me faz ser mais forte, essa comunidade MUR me faz sonhar o céu, me faz ser mais humana, me faz querer mostrar a face e a essência de Deus”, diz.

 

Comemoração

Os 20 anos foram comemorados em um encontro de três dias, realizado no Sítio Bela Vista, em Amarantina, distrito de Ouro Preto. Duas missas em ação de graças foram celebradas, uma no dia 16 de novembro, presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, padre Marcelo Santiago, às 11h, e outra no dia 17, presidida pelo bispo emérito de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho.

Na ocasião, estiveram presentes a fundadora do ministério na cidade, Helaine Ferreira Vilarino Lopes; do núcleo do primeiro grupo de oração realizado, Fabiana Aparecida Rodrigues Gomes, dentre tantos outros ex-alunos que serviram no ministério no decorrer desses 20 anos. Marcaram presença, ainda, o articulador de cidade da RCC, Henrique Sales, o coordenador diocesano do Ministério Universidades Renovadas, Nelson Lamartine, e os servos atuais do ministério.

Durante a comemoração, foram muitos os testemunhos dos profissionais que passaram pelos GOUs de Ouro Preto, nomeados pelo movimento como ‘profissionais do reino’. “São médicos, engenheiros, farmacêuticos, professores, enfim, tantos profissionais que buscam mostrar Deus e transmitir esse amor naquilo que é seu chamado profissional e que nos inspiram a cada dia mais a pregar o Evangelho com coragem e ousadia. Seja na universidade ou no trabalho, transmitir sempre esse Sonho de amor para o mundo”, expõe a coordenadora do MUR em Ouro Preto, Ana Paula Pereira.

 

Fotos: MUR Ouro Preto

 

Como participar

Os GOUs são realizados nas salas de aula disponíveis e, esporadicamente, em algum outro lugar dentro da UFOP.

Gou Acampamento de Maria, terça-feira, às 17:40, nas salas do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB)
Gou Nossa Senhora das Graças, quinta-feira, às 12:10, nas salas do ICEB
Gou Santa Teresinha do Menino Jesus, sábado, às 19h, no Centro de Pastoral da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, da Paróquia de Cristo Rei.

Agenda