quinta-feira

, 11 de agosto de 2022

Festa da Divina Misericórdia é celebrada no Segundo Domingo da Páscoa

20 de abril de 2022 Arquidiocese

Encerrando a Oitava de Páscoa, no próximo domingo, 24 de abril, a Igreja Católica celebra a Festa da Divina Misericórdia. Instituída pelo Papa São João Paulo II em 30 de abril de 2000, mesmo dia que Santa Faustina, a quem Jesus apareceu por meio de revelações, foi canonizada.

Segundo informações do site Arca da Aliança, a Divina Misericórdia está vinculada ao Evangelho do Segundo Domingo da Páscoa, ocasião em que se celebra a festa. “A imagem da Divina Misericórdia representa Jesus no momento em que aparece aos discípulos no Cenáculo – após a Ressurreição –, quando lhes dá o poder de perdoar ou reter os pecados”, consta no portal. 

Em sua homilia na festa do ano passado, o Papa Francisco também explicou sobre o momento. “Jesus ressuscitado aparece aos discípulos várias vezes; com paciência, conforta os seus corações desanimados. E assim, depois da sua ressurreição, realiza a «ressurreição dos discípulos»; e, solevados por Jesus, mudam de vida. Antes, inúmeras palavras e tantos exemplos do Senhor não conseguiram transformá-los; mas agora, na Páscoa, algo de novo se verifica; e verifica-se sob o signo da misericórdia: Jesus os levanta com a misericórdia; eles, obtendo misericórdia, tornam-se misericordiosos”, disse.

À ocasião, o pontífice ainda destacou que os apóstolos tiveram a misericórdia por meio de três dons: Jesus oferece-lhes a paz, depois o Espírito e, por fim, as chagas.

Arquidiocese de Mariana

Nesta Igreja Particular, algumas paróquias estão com programações especiais para a Festa. 

Em Ponte Nova (MG), na Região Mariana Leste, a Paróquia de São Pedro realizará a partir das 15h uma Tarde Misericordiosa na Igreja Matriz. Também a Paróquia da Santíssima Trindade promoverá uma tarde de louvor, pregação e adoração, a partir das 15h, na Igreja Matriz localizada no Bairro Triângulo. O momento terá a participação do Ministério Arca de Itabirito (MG).

Na Região Mariana Norte, a Comunidade de Santa Edwiges, pertencente à Paróquia São Sebastião, em Itabirito (MG), realizará um Tríduo Preparatório entre os dias 21 e 23 de abril com recitações de Terços, momentos de adoração e celebrações. Já no domingo, as festividades terão início das 14h com momento de louvor conduzido pela Renovação Carismática e encerramento às 17h com a Celebração Eucarística. Confira a programação na íntegra AQUI

*Com informações do Vatican News, Arca da Aliança e paróquias citadas

Agenda