quinta-feira

, 25 de abril de 2024

Festa da Senhora Sant’Ana é tradição em Sant’Ana do Deserto

02 de julho de 2020 Arquidiocese

O mês de julho, na cidade de Rio Doce, especialmente no distrito de Sant’Ana do Deserto, é marcado pela festa em honra à mãe de Maria Santíssima, a senhora  Sant’Ana. Peregrinos de inúmeras localidades, seja de municípios próximos ou advindos de outros estados, lembram dessa localidade para renovar sua fé e devoção àquela que teve a graça de ser a avó de Jesus Cristo. Lá se deparam com uma singela imagem de Sant’Ana Mestra dentro de um grande Santuário, que idealizado e construído pelo cônego Sebastião Inácio de Moura. Tão logo chegam e dirigem fervorosa prece de agradecimento por alguma graça alcançada ou depositam no colo de Sant’Ana as suas angústias e incertezas. 

Os festejos iniciam-se, desde a década de 1980, com uma grande caminhada que, saindo de Rio Doce, percorre o leito do rio que dá nome à cidade rumo ao Santuário em Santana do Deserto. Louvores, cânticos, preces são elevadas aos céus durante o percurso. Uma procissão que recorda o povo peregrino rumo ao Santuário Celeste, à morada de Deus.

Tradicionalmente, essa caminhada ocorre no segundo domingo do mês de Julho, véspera do início da novena que se dá no dia 17. A grande festa no dia 26 marca visivelmente, pelo número de fiéis, a devoção que move a fé dos devotos.

Este ano, a fé e devoção será realizada de forma diferente, mas no mesmo desejo de renovar os agradecimentos e pedidos a Deus por intermédio da padroeira. De casas, os fiéis são convidados a levar o coração para aquele lugar que muitos nestes dias já se preparavam para estar fisicamente. A pandemia causada pela Covid-19 os impede, por prudência e solidariedade, de realizar aglomerações. Portanto, a Paróquia convida a todos os devotos e fiéis a acompanharem t os atos religiosos da Festa de Sant’Ana de 2020 através do Facebook da Paróquia de Santo Antônio em Rio Doce, acompanhando a seguinte programação:

  •  12 de julho – Segundo Domingo: Santa missa às 14h
  • 17 a 25 de julho – Novena: Santa missa às 19h
  • 26 de julho: Santa missa às 7h; 12h; 16h

 

Agenda