domingo

, 14 de agosto de 2022

Festa de Nossa Senhora do Rosário será realizada em Acaiaca

28 de agosto de 2019 Arquidiocese

A Paróquia de São Gonçalo, em Acaiaca, na Região Leste, vai celebrar a festa de Nossa Senhora do Rosário. A novena começa no próximo sábado, 31 de agosto, e segue até o dia 9 de setembro.

A celebração de Nossa Senhora do Rosário, nesta época do ano, é tradição na cidade. Segundo a historiadora, Edina Lemos de Souza, a escolha da data para realização da festa é devido a entronização da imagem de Nossa Senhora do Rosário em capelinha.

“Comemoramos a festa de Nossa Senhora do Rosário no dia 8 de setembro, data da natividade Nossa Senhora. Em outro lugares comemora-se a festa dela no dia 7 de outubro. Essa tradição acompanha a história da cidade e foi iniciada com a entronização de uma imagem de madeira de Nossa Senhora na capelinha por volta de 1727, data de construção e bênção da capela”, explicou.

A historiadora sublinha que a paróquia ter como padroeiro São Gonçalo só reforça os motivos para a devoção à Nossa Senhora na comunidade. “Quando o povoado surgiu, por volta de 1727, ele tinha o nome de São Gonçalo de Ubá. Por isso nosso padroeiro é São Gonçalo. Mas, Nossa Senhora é venerada pela congregação de São Gonçalo. O que só reforça a nossa devoção a ela”, destacou.

Dona Edina acrescenta que a devoção à Nossa Senhora em Acaiaca é muito grande. “O sempre povo participa e celebra com muito carinho e fé. Temos procissão, pessoas cumprindo  suas promessas e uma programação bem bonita”, disse.

A Festa de Nossa Senhora do Rosário terá como tema “Com a virgem Maria seremos fonte de palavra verdadeira, anunciando o reino de Deus”. A programação vai contar com celebrações, oração do terço, procissão da coroa e confissões. Confira a programação completa. 

 

Agenda