A Festa de Sant’Ana, em Guaraciaba (MG), é uma das mais tradicionais festas religiosas da região. Neste ano, comemorando os 191 anos da realização dos festejos, o tema refletido foi: “Sant’Ana, vocacionada a viver a santidade e a vontade de Deus”.
Assim como em todos os anos, os guaraciabenses e devotos se prepararam e aguardaram ansiosos para a realização desta grande festa. Momento intenso de oração, paz, renovação da fé, oportunidade de reunir a família, rever amigos e de renovar laços fraternos, familiares e de fé.
No decorrer do mês de julho, foram várias as comemorações, incluindo a novena, realizada dos dias 16 a 24 de julho. No dia 23, a procissão e bênção dos cavaleiros e amazonas. Já no dia 25, a procissão de São Cristóvão com bênção dos carros e motoristas.
A tão esperada comemoração a Sant’Ana ocorreu nos dias 26 e 27, momentos únicos, emocionantes e marcantes na vida de todos os devotos que participaram das missas e procissões, agradecendo à querida padroeira por tantas bênçãos e graças alcançadas no decorrer do ano.
Nos dias festivos, passaram pela cidade, participando das profissões, missas e momentos de orações, mais de 10 mil romeiros de todas as cidades vizinhas e de guaraciabenses que residem em outras cidades e estados.
Essa festa, especialmente, será lembrada com muito carinho por todos os que aqui estiveram. O empenho e a dedicação do Pároco, Padre Geraldo Trindade, frente às comemorações serão memoráveis, pois o mesmo não mediu esforços para fazer acontecer uma festa repleta de entusiasmo, fé e devoção.
A festa desse ano, especialmente, ficará marcada, pois ficou evidente que muito mais que shows e festas de rua, a fé do povo presente na novena e nas procissões demostrou o poder que nossa padroeira tem de arrastar multidões e tornar o povo mais unido, esperançosos de dias melhores, comprovando a fé e o poder que Sant’Ana exerce na vida dos que buscam a Deus acima de tudo.
Ao encerramento das festividades, fica a saudades e a expectativa para as comemorações do próximo ano.
Texto: Bruna Vilela
Fotos: Zeca Vilela