sábado

, 20 de abril de 2024

Festa em honra a São José será celebrada no sábado (18/03), na Arquidiocese de Mariana; confira a programação nas paróquias 

11 de março de 2023 Arquidiocese

A Festa em honra a São José, Padroeiro da Arquidiocese e do Seminário de Mariana, tradicionalmente realizada no dia 19 de março,  neste ano, está programada para sábado (18/03), porque o dia oficial do Santo, em 2023, cairá no domingo de quaresma. 

Mesmo com alteração no dia da celebração, muitas paróquias já iniciaram as festividades em honra ao Santo, com reflexões sobre os exemplos e a história de fé do esposo de Maria e pai de Jesus na terra, novena, missas, procissões e a animada quermesse. 

É importante destacar que São José foi escolhido por Deus como o defensor da Sagrada Família, e esteve ao lado de Maria, contribuindo para a educação e proteção do menino Jesus.

Em um artigo do site Vatican News, no qual destaca as citações extraídas da Carta Apostólica “Patris Corde” do Papa Francisco, foi realizada a descrição de São José como “pai do acolhimento”. 

“A figura de José é apresentada como um homem respeitoso, delicado, capaz de colocar a dignidade e a vida de Maria acima de tudo, até mesmo da sua reputação. José aceita tudo, ciente de que é guiado pela providência de Deus; entende que a vida se revela na medida em que acolhe o plano de Deus e se reconcilia com seus desígnios. Eis o realismo cristão: acolher em Deus a própria história, para acolher o próximo”, descreveu o artigo do site Vatican News. 

Confira a programação da Festa de São José em algumas paróquias da Arquidiocese de Mariana: 

Paróquia Santo Antônio, na Capela de São José,  em Santa Bárbara (MG). 

Novena, às 19h30, até o dia 15/03. 

Tríduo, às 19h30, de 16/03 a 18/03. 

Dia 16/3 – Com. Vista Alegre

Dia 17/3 – Com. Santa Terezinha

Dia 18/3 – Com. Praia.  Às 19, Procissão da Bandeira, saindo da Casa do Sr. José Antônio, na rua Diamantina e, logo após, a celebração da missa.

Dias de São José, dia 19/03,  às 18h, Missa solene e após procissão, com a benção do Santíssimo.

Paróquia São Pedro, em São Pedro dos Ferros (MG).

Novena, até o dia 18/03, às 19h. 

Dia de São José, 19/03, às 14h30, procissão saindo da casa da Vera Couto e, logo após, a missa festiva. 

Paróquia São José, em Barra Longa (MG). 

Santa Missa, até o dia 18/03 e, em seguida, barraquinhas e confraternização. 

Dia de São José, 19/03, às 5h, caminhada. Às 10h, Santa Missa. Às 12h, almoço. Às 17h, Santa Missa Solene e procissão. 

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Miguel do Anta (MG). 

Tríduo preparatório, 15/03 a 17/03, às 7h, com Santa Missa e orações do Tríduo. 

Solenidade, 18/03, às 18h20, procissão de São José saindo da Igreja de Santa Efigênia. Às 19h, Santa Missa Solene. 

Paróquia São José, em Alto Rio Doce (MG). 

Todos os dias , celebrações da Santa Missa, às 7h, às 15h e às 19h. 

12/03 – Celebração Eucarística, às 7h30. Às 10h,  Celebração Eucarística e bênção para os produtores rurais, seguido pelo leilão de prendas. Às 15h, Celebração Eucarística  e novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Às 19h,  Celebração Eucarística, com a participação do setor Nossa Senhora Aparecida e bênção para os jovens. 

13/03 – Celebração Eucarística, às 7h. Às 15h, Celebração Eucarística  e novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para o Lar São Vicente de Paulo, para os enfermos e idosos, e para a APAE. Às 19h,  Celebração Eucarística, com a participação do setor Rosa mística e bênção para as gestantes e mães. 

14/03 – Celebração Eucarística, às 7h. Às 15h, Celebração Eucarística  e novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com a participação da Escola Municipal Aristides da Mota Marinho. Às 19h,  Celebração Eucarística, com a participação do setor Arco  Verde e bênção para as casas e famílias. 

15/03 – Celebração Eucarística, às 7h. Às 15h, Celebração Eucarística  e novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com a participação da Escola Municipal Raul Soares. Às 19h,  Celebração Eucarística, com a participação do setor São Domingos e bênção dos objetos de devoção, água, terço, imagens e etc. 

16/03 – Celebração Eucarística, às 7h. Às 15h, Celebração Eucarística  e novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Às 19h,  Celebração Eucarística, com a participação do setor São Geraldo e bênção para os profissionais da saúde e servidores públicos.

17/03 – Celebração Eucarística, às 7h. Às 15h, Celebração Eucarística  e novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Às 19h,  Celebração Eucarística, com a participação do setor Padre Josimo e Santa Cruz e bênção para as crianças e participação da Escola Estadual São José. 

18/03 – Celebração Eucarística, às 7h. Às 15h, Celebração Eucarística  e novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Às 19h,  Celebração Eucarística e bênção,  com a participação dos “alto-rio-docenses ausentes”. 

19/03 – Missa, às 7h30. Às 10h, Missa festiva de aniversário de ordenação – Jubileu de Diamante do Padre Geraldo Dias. Às 16h30, Procissão de São José pelas ruas de nossa cidade, com a participação da Banda Lira de São José, seguida de celebração Eucarística encerrando o 44º Jubileu de São José. 

 

Créditos da foto: Seminário São José

Agenda