domingo

, 22 de dezembro de 2024

Ordem Terceira de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, em Ouro Preto, celebra com fé e tradição sua padroeira

04 de outubro de 2024 Arquidiocese

A Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, em Ouro Preto (MG), celebrou entre os dias 24 e 29 de setembro a tradicional Festa das Mercês. O evento contou com uma rica programação de missas, procissões e momentos de oração, reafirmando a devoção a Nossa Senhora das Mercês e ao Senhor Bom Jesus dos Perdões, tradição que remonta ao século XVIII.

Essa celebração carrega um profundo simbolismo, preservando a herança cultural de Ouro Preto, com a participação de renomados grupos musicais, além de diversas irmandades e ordens terceiras, tanto da cidade quanto de outras localidades.

No dia 24 de setembro, a cerimônia festiva teve a presença especial do Coral Pio X, marcando o início das festividades. Durante o tríduo, o Coro e Orquestra Dom Oscar enriqueceu as solenidades, conferindo ainda mais dignidade aos momentos de oração e reflexão.

No sábado, dia 28, foi celebrada a Santa Missa Festiva em louvor ao Senhor Bom Jesus dos Perdões e Nossa Senhora da Saúde, que foi abrilhantada pela Orquestra Mater Dei, de Resende Costa (MG). Em seguida, foi realizada uma breve procissão pelas ruas históricas de Ouro Preto, acompanhada pela Banda Santa Cecília do distrito de Passagem de Mariana (MG), com a bênção do Santo Lenho ao término.

No domingo, 29 de setembro, o Dia Festivo começou com a Alvorada, missa especial e missa solene, entoada pela Orquestra e Banda Ramalho. À noite, a procissão com a imagem da Virgem Redentora dos Cativos contou com a participação das bandas Ramalho, de Tiradentes (MG), e Euterpe Cachoeirense. As celebrações foram oficialmente encerradas com o solene Te Deum e a bênção do Santíssimo Sacramento.

A Venerável Ordem Terceira expressa sua gratidão à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, à República Consulado pela colaboração e à comunidade ouro-pretana. Agradece também às irmandades e confrarias presentes, com destaque para as irmandades amigas de outras cidades, como a Venerável Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos, de Tiradentes, a Venerável Confraria do Senhor dos Passos, de Lagoa Dourada, a Confraria de Nossa Senhora das Mercês, de Tiradentes, e a Venerável Irmandade de Nossa Senhora das Mercês, de Mariana, pelos laços fortalecidos nesses dois anos de participação em nossa festividade.

Texto: Marcelo Gonçalves

Fotos: Christian Dias e Eliseu Damasceno