Após 50 dias da ressurreição do Senhor, a Igreja Católica celebra jubilosamente a Solenidade de Pentecostes. Festejada neste fim de semana, 19 de maio, essa celebração, em diversas paróquias e comunidades da Arquidiocese de Mariana, é marcada pelas festas em homenagem ao Divino Espírito Santo.
Na cidade sede da Arquidiocese, a Paróquia Nossa Senhora da Assunção tem nos dias 18 e 19 de maio o ápice da Festa da Bandeira do Divino Espirito Santo. Dentro da programação, acontece no sábado o 14º Encontro de Congados, que reunirá 11 grupos de congado e guardas de Moçambique para prestar louvares e homenagens ao Espírito Santo.
Os grupos presentes saíram em cortejo do Terminal Turístico, no centro de Mariana, em direção à Praça Minas Gerais, onde se apresentarão. Os festejos serão encerrados no Domingo de Pentecostes, dia 19, quando haverá a procissão do Divino Espírito Santo, o Cortejo do Imperador e o Sorteio dos Festeiros para 2025. A solenidade será concluída com a missa festiva, seguida das bênçãos aos pães e às medalhas, bem como a coroação do imperador.
Assim como as outras paróquias, a programação teve início na sexta-feira, 10 de maio, com a tradicional novena que se encerra neste sábado, dia 18.
Inspirados pelo tema e lema da Campanha da Fraternidade 2024, a Comunidade do Divino Espírito Santo, da Paróquia Bom Pastor, celebra a 36ª festa em honra a seu padroeiro. As festividades do fim de semana serão marcadas por celebrações da santa missa, procissão e confraternização com a realização de barraquinhas, apresentações musicais e almoço solidário em prol das obras da igreja.
Programação de Conselheiro Lafaiete
Em Divinésia (MG), na Região Leste da Arquidiocese, a programação final do 34º Jubileu do Divino Espírito Santo começa às 19h de sábado, com a Santa Missa e oração da novena, seguida a carreata e bênção dos veículos.
No último dia da programação, além dos ritos solenes, o encerramento do Jubileu terá apresentações culturais, leilões e ofertório de flores.
A Paróquia Divino Espírito Santo, em Lamim (MG), também celebra sua tradicional festa do Divino. A programação do fim de semana inclui oração do terço, celebrações eucarísticas, alvorada e a realização do reinado.
Foto: Pedro Henrique Hudson/Pascom da Catedral