sábado

, 18 de maio de 2024

Festividades em honra ao padroeiro movimenta Basílica em Conselheiro Lafaiete

23 de junho de 2023 Arquidiocese

No último dia 16 de junho, a Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG) esteve em festa para celebrar a solenidade de seu padroeiro. À ocasião, houve a Santa Missa em diversos horários, contando com a participação de grande número de fiéis, adoração ao Santíssimo Sacramento pela santificação do Clero e a entronização das imagens do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria.

De maneira especial, compareceram para presidir as celebrações da Solenidade o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, o Arcebispo Emérito de Aparecida (SP), Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, e o Arcebispo Metropolitano de Diamantina (MG), Dom Darci José Nicioli C.Ss.R.

Dom Airton presidiu a missa das 10h na sexta-feira, 16 de junho.

Após a liturgia da noite, presidida pelo ex-reitor da Basílica, Padre Marcos Macário, houve a entronização das imagens dos Sagrados Corações de Jesus e Maria com a transmissão pelas rádios, como é feito todos os anos.

Ao término da solene entronização, aconteceu a procissão motorizada conduzindo as imagens do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria pelas principais ruas da cidade à Praça da Basílica, onde houve o acolhimento das imagens e em seguida a bênção aos veículos. Até o momento da chegada, os cantores do Santuário estiveram realizando uma apresentação musical.

Também na sexta-feira, dia 16, ocorreu pela manhã o segundo passeio ciclístico “Pedal da Fé”, que percorreu algumas das principais ruas da cidade até o Santuário, onde foi instalado um telão para que os ciclistas pudessem acompanhar a missa prevista na chegada. Ao final da celebração foi concedida a bênção aos ciclistas e bicicletas. Como inscrição para o passeio, pediu-se um quilo de alimento não perecível para que a Pastoral da Caridade Cristã fizesse a entrega às famílias necessitadas já acompanhadas.

Nove dias de muita devoção

Cardeal Dom Raymundo Damasceno também celebrou no dia festivo.

Durante os nove dias, contou-se com sacerdotes das paróquias da cidade e de outras localidades para presidir as missas da novena, bem como para os atendimentos às confissões. Após a liturgia da noite, em todos os dias, houve a apresentação cultural de músicos da paróquia e foram servidos caldos, canjicas e outros lanches, preparados pelas lideranças das pastorais.

Após esse dia de festividades em honra ao Coração de Jesus, houve no sábado, 17 de junho, a festa do Imaculado Coração de Maria com missas e ao final a procissão com a imagem de Nossa Senhora.

No dia seguinte, 18 de junho, com o encerramento da festa, foram arrecadados durante as celebrações alimentos para serem destinados às casas de formação do Seminário São José, em Mariana (MG). Por fim, houve a procissão nas ruas ao entorno da paróquia e à chegada a Santa Missa presidida pelo pároco, Padre Euder Canuto.

Texto e fotos: Pascom da Basílica Sagrado Coração de Jesus

Agenda