segunda-feira

, 26 de fevereiro de 2024

Festividades em louvor à Virgem das Mercês acontecem na Arquidiocese de Mariana

15 de setembro de 2022 Arquidiocese

O mês de setembro é também marcado pelas festividades em honra à Senhora das Mercês, uma devoção que surgiu em 1218, quando Pedro Nolasco, inspirado pela Virgem Maria, recebe a missão de libertar os cristãos cativos, transformando o seu trabalho em uma Ordem Religiosa.

Nesse clima solene, as Veneráveis Ordens Terceiras de Nossa Senhora das Mercês presentes na Arquidiocese de Mariana, bem como a paróquia dedicada à Virgem das Mercês estão com programações especiais. Confira:

Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia, em Ouro Preto

Com imensa alegria, a Ordem Terceira de Nossa Senhora das Mercês e Bom Jesus da Misericórdia, em comunhão com a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), realiza as festividades em honra a Nossa Senhora das Mercês entre os dias 15 e 24 de setembro.

Neste ano, o tema meditado durante as celebrações é em torno da vida de Maria, como modelo de amor, servidora de Deus e dos pobres, redentora, propagadora da Palavra e Santuário da vida.

As festividades incluem a realização da solene novena preparatória, de 15 a 23 de setembro na Igreja de Nossa Senhora das Mercês com a oração do Santo Terço às 18h30 e a Santa Missa com o rito do novenário às 19h.

Já no dia solene, 24 de setembro, as festividades seguem com programação extensa em louvores a Senhora das Mercês, tendo início às 6h com a alvorada festiva. As celebrações da Santa Missa serão às 7h, às 10h e às 19h. Ainda, ao longo dia, acontecerão também o canto do Ofício de Nossa Senhora, às 15h15, e a Oração das Vésperas às 18h30. Veja AQUI a programação completa

Nossa Senhora das Mercês e Perdões, em Ouro Preto

A Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, celebra, dos dias 21 a 25 de setembro, as festividades em louvor a Mãe e Redentora dos Cativos, a Senhora das Mercês.

Em especial, neste ano, acontece durante as festividades a abertura das comemorações de 280 anos de fundação da Irmandade de Nossa Senhora das Mercês e 200 anos de elevação à categoria de Ordem Terceira das “Mercês e Perdões”, a serem completados em 2023.

A programação inclui, no dia 21, às 19h, Santa Missa com Profissão dos Noviços e primeiro dia do Tríduo Solene; nos dias 22 e 23 às 19h Santa Missa seguida do Tríduo Solene; no dia 24, às 15h, Adoração ao Santíssimo Sacramento e, às 19h, Santa Missa e Procissão em Louvor ao Senhor Bom Jesus dos Perdões e Nossa Senhora da Saúde; dia 25, às 8h30, Santa Missa Festiva, às 10h, Santa Missa Solene Cantada e, às 19h, Santa Missa Festiva seguida de procissão de Nossa Senhora das Mercês, à chegada canto Solene do Te Deum encerrando as Festividades. Veja AQUI a programação completa

Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mercês

A Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mercês (MG), celebra entre os dias 16 e 24 de setembro o 63º Jubileu em honra à padroeira que neste ano tem como tema “Nossa Senhora das Mercês, numa Igreja Sinodal, de comunhão e participação”.

Durante os dias 16 e 23 de setembro, será realizada a novena preparatória para a festa da padroeira. A programação inclui a recitação do Terço às 6h, procissão às 18h e a Santa Missa às 7h, 15h e 19h.

No dia 24 de setembro, dia dedicado à padroeira, a programação inclui às 7h, 8h30 e 10h a Celebração Eucarística. Já às 13h30 acontece bênção e procissão motorizada e em seguida, às 14h30, a Santa Missa. O encerramento será às 16h30, na Praça do Santuário, com a Missa, seguida da procissão luminosa e a consagração e coroação a Nossa Senhora das Mercês.  Veja AQUI a programação completa

Texto: Com a colaboração de Maycon Gomes

Foto: Christian Dias

Agenda