sexta-feira

, 29 de março de 2024

Festividades marcam a bênção do Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto

17 de agosto de 2022 Arquidiocese

Foto: Ane Souz

Após nove anos fechado para obras de reforma e restauração dos elementos artísticos e estruturais, o histórico Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto (MG), abrirá as portas entre os dias 19 e 26 de agosto para uma série de atividades que marcam a celebração de bênção do templo. O rito será presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, neste sábado, dia 20.

Segundo o Pároco local e Reitor do Santuário, Padre Edmar José da Silva, a igreja foi fechada em 2013 depois da constatação de que a sua estrutura estava comprometida. “A partir disso, deu-se início a um processo de sensibilização das autoridades para a viabilização dos recursos necessários para a restauração do templo”, conta.

O sacerdote ainda explica que o processo foi feito em duas etapas: primeiro, a restauração dos elementos estruturais e, posteriormente, a dos elementos artísticos. Já para a restauração das 23 obras sacras que não foram contempladas nesse projeto, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição promoveu uma campanha chamada “Apadrinhe uma imagem” em que os interessados custearam o valor integral ou parcial do processo de restauro de cada peça.

Foto: Ane Souz

Diante disso, as festividades também serão uma oportunidade para a comunidade ouro-pretana e turistas visitarem o Santuário, até que seja feita a entrega da obra, proporcionando-os momentos de fé e oração. “O povo de Ouro Preto está na expectativa de poder entrar novamente no templo para rezar e contemplar a beleza do trabalho de restauro que foi feito ao longo dos últimos nove anos”, afirma Padre Edmar.

Para isso, a paróquia preparou toda uma estrutura para receber o público durante as celebrações, como a projeção de um telão na área externa da igreja, além de uma equipe para acolher e orientar os fiéis. Embora aconteça essa semana comemorativa, a Matriz ainda ficará fechada à visitação e para as celebrações religiosas até que as obras sejam finalizadas.

Conforme o Reitor do Santuário, a previsão é que todo o processo de reforma e restauração seja concluído em novembro, quando acontecerá a cerimônia de inauguração e entrega das obras.

Valor histórico e cultural

Restos mortais de Aleijadinho e o seu pai estão enterrados no Santuário – Foto: Ane Souz

Elevada à condição de Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição em 2005 pelo então Arcebispo Metropolitano Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, além da sua importância religiosa, a Igreja Matriz tem importante valor histórico e cultural, sendo considerada uma das mais importantes da cidade de Ouro Preto (MG).

“É um templo barroco do início do século XVIII, projetado e construído pelo pai do Aleijadinho, o arquiteto português Manoel Francisco Lisboa. No interior do templo se encontram os restos mortais dele e do filho, Antônio Francisco Lisboa, o grande mestre do barroco brasileiro”, destaca Padre Edmar. De acordo com ele, essa igreja chegou a ser cogitada para ser sede do bispado e nela tomaram posse os governadores Conde Galvêas e Gomes Freire de Andrade.

Programação

O templo é um dos mais importantes de Ouro Preto (MG) – Foto: Ane Souz

O início das festividades será nesta sexta-feira, 19 de agosto, com a Santa Missa, às 19h, na Igreja de São Francisco de Assis. Em seguida, haverá procissão com o Santíssimo em direção ao Santuário.

Já no dia 20 de agosto, haverá procissão, às 18h, saindo da Igreja de São Francisco de Assis em direção à Matriz. Às 19h, a Celebração Eucarística será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Logo após, haverá a bênção da Igreja e a coroação da Imagem de Nossa Senhora da Conceição.

A programação segue até o dia 26 com a celebração diária da Santa Missa, além de momentos culturais com a realização de visitas guiadas e apresentações musicais.

Confira aqui a programação completa

Agenda