sexta-feira

, 23 de fevereiro de 2024

Fiéis participam de momentos de espiritualidade durante o carnaval

09 de fevereiro de 2024 Arquidiocese

O carnaval será um momento intenso de espiritualidade e louvor para muitos fiéis da Arquidiocese de Mariana. Com a organização da Renovação Carismática Católica (RCC), paróquias, grupos, pastorais e movimentos, os dias carnavalescos serão marcados por oração e reflexão em preparação à Quaresma.

Mas existe alguma relação entre a Igreja e o carnaval?

Segundo o historiador e Diretor do Arquivo Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana, Padre Leandro Ferreira Neves, a festa popular tem sua origem relacionada à liturgia católica por anteceder a Quaresma.

“Como o tempo da Quaresma é entendido pela liturgia da Igreja como tempo de penitência, sacrifício, maior recolhimento, silêncio e reflexão, também como um tempo de luto, recordando a Paixão do Senhor, o Carnaval, sendo uma grande festa, seria um modo para se despedir das alegrias e festas mundanas, para poder entrar em um grande período de silêncio e reflexão”, explicou o sacerdote.

De acordo com Padre Leandro, uma possível explicação para a origem da palavra carnaval seria do latim, a partir das junções carnem e levare. “Ou seja, eliminar a carne, indicando que o período de carnaval é uma espécie de despedida da carne, visto que durante a Quaresma uma das penitências é a abstinência de carne”, detalhou.

Programações

Preparando para viver esse tempo em que a Igreja convida à abstinência e oração, confira as programações dos retiros e momentos de adoração e espiritualidade divulgados:

Agenda