segunda-feira

, 04 de março de 2024

Forania Alto Rio Doce realizou momento de formação e espiritualidade para os catequistas

28 de junho de 2023 Arquidiocese

A Forania Alto Rio Doce realizou, em 17 de junho, o Encontro da Catequese. Reunindo catequistas da Forania, o Padre Adelson Laurindo Sampaio Clemente recebeu na Paróquia São José, em Alto Rio Doce (MG), todo o grupo, para um momento de formação e espiritualidade, que também teve a participação de catequistas das cidades de Cipotânea (MG), Desterro do Melo (MG) e Senhora dos Remédios (MG).

Além do Pároco local, Padre Adelson, a formação também contou com a presença dos presbíteros Fabiano Milione (Vigário Paroquial da Paróquia São José, em Alto Rio Doce) e Rodrigo Marcos Ferreira (Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Desterro, em Desterro do Melo).

O encontro iniciou-se com um momento espiritual e de reflexão da Palavra de Deus, seguido por um aprofundamento sobre os sacramentos. “Tivemos uma dinâmica divertida, que nos fez entender que ‘sem a luz de Deus não podemos quase nada, mas com a luz de Deus, podemos tudo!’”, disse a Coordenadora da Catequese da Forania do Alto Rio Doce, Maria Helena.

À oportunidade, o Padre Rodrigo também falou sobre a missão da catequista e o seu trabalho na Igreja. “A catequese é a base de todos os trabalhos na Igreja e [ele] disse do encantamento que devemos ter por Jesus Cristo e por nossa Igreja Católica”, descreveu a Catequista Maria de Fátima Barbosa Pereira.

Segundo Maria Helena, a durante a formação, houve também partilhas sobre as experiências e projetos para favorecer a participação e integração das crianças, adolescentes e jovens na Igreja todo: comunidades, participação com a família, fazendo visitas ao Santíssimo, retiro espiritual, visitas aos doentes, promover campanhas de doação, oração do Terço, etc. Outro aspecto compartilhado foi sobre como abordar temas como família, fé, respeito, etc.

“Ir além do material que temos, ser criativos e ter boa vontade. São esses os projetos que levaremos em frente, com a graça de Deus. Contando sempre com o apoio dos padres, pais e entusiasmo de nosso(a)s catequistas. Como nos diz nosso Papa Francisco: ‘uma Igreja sinodal, uma catequese em saída’”, destacou a Coordenadora da catequese da Forania Alto Rio Doce.

A Catequista Priscila Tamara Gomes Araújo expressou o quanto foi importante os ensinamentos. “O encontro de formação só me mostrou que estou no caminho certo. A acolhida que tivemos pela coordenadora, pelos padres e por todas as amigas de fé nos motivaram a perseverar a não desistir. Afinal, a missão não é fácil, porque passamos por desafios e provações, mas se mantivermos na fé e na vontade de evangelizar, nos tornarmos maiores e mais fortes que qualquer obstáculo”, comentou.

“Foi uma troca de experiências, de ensinamentos e estratégias imensuráveis. Sai de lá com o coração fervoroso com a segurança de que não estamos sozinhos. Sentir o reconhecimento de levar a Palavra de Deus foi gratificante. Nosso objetivo é buscar melhorar ainda mais nossa catequese e chamar mais pessoas para essas missões. Porque no final você percebe que não só você faz o bem, mas que evangelizar traz para sua vida muito mais bênçãos e alegria. É um caminho que quero percorrer pela minha vida daqui para frente. Obrigada pela oportunidade de ser catequista”, frisou Priscila.

Para a Catequista Maria de Fátima Barbosa Pereira, “o encontro foi muito proveitoso e enriquecedor. Foi uma manhã muito especial e cheia do Espírito Santo. […] Esse momento despertou a fé e a coragem de muito(a)s catequistas, que estavam desanimados. Como nos diz Jesus: ‘Coragem! Não tenham medo! Estou com vocês!’”.

“Foi mais uma grande oportunidade de aprendizado, reflexão e troca de experiências entre os catequistas. Os padres Fabiano Milione e Padre Rodrigo Marcos conduziram um encontro dinâmico e participativo. A conversa sobre os Sacramentos, os fundamentos da doutrina e da fé católica de nossa igreja, à luz da Palavra de Deus, passando pela Instituição dos sacramentos, lembrando a forma e matéria de todos eles, enfatizando o ‘eu’ presente na realização dos atos sacramentais. Refletimos sobre o perfil do catequista, principalmente, o testemunho, a participação na vida da Igreja, compromissos, fidelidade a Palavra de Deus, conhecimento, maturidade cristã e equilíbrio psicológico, amor pela missão, paixão e encantamento por Jesus Cristo. Concluímos com as seguintes questões em grupo: conquistas, limitações e esperanças na Catequese”, ressaltou Maria Célia da Mota Mendes da Silva, Catequista da Paróquia Nossa Senhora do Desterro.

A Catequese prepara os demais encontros nas Foranias, com datas em setembro e outubro deste ano.

Texto: Maria Helena, coordenadora da Catequese na Forania de Alto Rio Doce, e Ana Paula Mendes dos Santos

Fotos: Forania Alto Rio Doce

Agenda