terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Forania de Barbacena se reúne pela primeira vez com o novo Vigário Forâneo

09 de junho de 2022 Arquidiocese

No último sábado, 04 de junho, o Vigário Forâneo da Forania de Barbacena, Padre Valter Monteiro da Paixão, se reuniu pela primeira vez após sua eleição com os leigos e o Clero da forania.

Acolhidos pela Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Barbacena (MG), onde o presbítero é Pároco, os sacerdotes e coordenadores paroquiais e de pastorais da forania se apresentaram ao Padre Valter e repassar informações importantes da situação atual da caminhada pastoral. Anteriormente, o último encontro dos coordenadores com o Vigário Forâneo aconteceu em janeiro de 2022, quando o Padre Fabiano Millione ainda estava à frente dos trabalhos.

Ainda, essa foi a primeira vez, desde 2020, que padres e leigos se reuniram com o Vigário Forâneo para trocar informações e apresentações, bem como propostas para despertar novamente as pessoas no serviço pastoral. Além disso, à oportunidade, foram propostas algumas alterações que darão mais amplitude no alcance dos trabalhos pastorais.

Assuntos tratados

Para Padre Valter Monteiro, “alegrou-me por ser o primeiro contato como Forâneo e por ver a alegria dos leigos, padres e diáconos. Tivemos oportunidade de partilhamos a caminhada e tratarmos sobre as normas para o Batismo em nossa Arquidiocese, bem como as leis canônicas que dão embasamento para tal sacramento. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) também nos ajudou em nossa reflexão”, disse, explicando alguns dos temas abordados.

Ainda de acordo com ele, durante a reunião abordou-se também sobre o a caminhada sinodal nas mais variadas experiências vivenciadas pelas paróquias que compõe a forania. “Por fim, falamos sobre a importância das reuniões de forania e os membros deste conselho: padres, diáconos, coordenadores dos Conselhos Paroquiais de Pastoral (CPPs) e representantes religiosos”, comentou.

Depoimentos

Na opinião do Casal Coordenador da Paróquia do Bom Pastor, em Barbacena, Antônio Marcos Andrade de Abreu e Aparecida Magna de Abreu, “foi uma benção podermos reunir novamente a nível de Forania. Colocarmos as experiências vividas em comunidade em dia, verificamos pontos onde podemos motivar mais nossas paróquias com os serviços em prol da construção do Reino de Deus. Que Deus continue abençoando nossos Padres, Diáconos e Leigos”, afirmou.

Segundo o Coordenador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Sannder Lourenço Facioli da Silva, “foi com muita alegria e clima fraternal que a Paróquia Nossa Senhora da Assunção acolheu na reunião Padres, Diáconos, Coordenadores de Conselho Pastoral Paroquial e Coordenadores de Dimensões Pastorais, sob a coordenação do novo Vigário Forâneo, Padre Valter Monteiro da Paixão. Diversos temas foram abordados e todos tiveram momento de partilha”, avaliou.

Por sua vez, a Coordenadora de Liturgia da Forania, Neusa Maria Santos Moreira, ressaltou que a reunião foi muito boa e os assuntos abordados foram relevantes. “Quanto a Pastoral de Conjunto citada pelo Monsenhor Danival Milagres Coelho penso que poderia ser melhor orientada para que haja maior interação entre as pastorais,valorizando a cada uma e de fato fazer um trabalho de participação e comunhão”, opinou.

Texto e fotos: Ana Paula Mendes dos Santos – Secretária de Pastoral da Região Mariana Sul

 

Agenda