domingo

, 03 de dezembro de 2023

Forania de Carandaí recebe Formação Litúrgica

12 de setembro de 2022 Arquidiocese

“A Liturgia é o cume para onde converge toda a ação da Igreja e a fonte de onde brota toda a sua força” (SC 10), assim pontua Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium. Nessa perspectiva, a Dimensão Litúrgica da Região Pastoral Mariana Sul realizou no dia 03 de setembro, das 8h às 12h, na Forania de Carandaí, uma formação para as equipes paroquiais de Liturgia.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores, situada na cidade de Capela Nova (MG), sediou o encontro que reuniu 55 pessoas. Também estiveram presentes o Vigário Forâneo, Padre Carlos Renato Valle Caetano, e o Diácono Vitor Campos.

O objetivo do encontro foi animar as Paróquias, neste contexto “pós-pandemia”, para que busquem servir com alegria e entusiasmo, fortalecendo a ação evangelizadora nas comunidades.

Segundo Benedito, de Carandaí (MG), e os membros que foram representando as equipes da Paróquia de Sant’Ana, o encontro foi muito proveitoso. “Nos renovou e motivou-nos a prosseguir na caminhada litúrgica, além de nos trazer algumas novidades a respeito de como proceder nas organizações de Liturgia em nossas celebrações”, disse.

A coordenadora de Liturgia da Paróquia anfitriã, Hilda e alguns outros membros da equipe, destacaram que “foi um momento muito rico de aprendizado e que trouxe contribuições que enriquecem o serviço. Explicações de maneira simples, clara e objetiva que levaram os participantes a compreenderem mais e melhor sobre liturgia. Sanou muitas dúvidas; foi um aprendizado sem cansaço. Fez ver a liturgia com mais espiritualidade, levando ao amadurecimento da fé”.

Cabe ressaltar que com essa formação a pastoral litúrgica da Região Mariana Sul encerrou a formação itinerante, por Forania, prevista na agenda pastoral do ano de 2022 e já está preparando o encontro regional que ocorrerá no Centro de Pastoral em Barbacena, agendado para o mês de novembro.

O desejo é que “com um novo olhar sobre a Liturgia da Igreja, possamos sempre mais traduzir em nossa vida o que celebramos na fé”.

Texto e fotos: Vera Fontes – Assessora Regional de Liturgia e Maria Irene Custódio – coordenadora regional de Liturgia