Para planejar os trabalhos de evangelização deste ano, a Forania de Mariana se reuniu, no sábado, 15 de fevereiro, no Centro de Pastoral da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana (MG).
A reunião foi conduzida pelo Vigário Forâneo, Padre José Geraldo Coura (Pe. Juca), com a presença dos padres e representantes leigos da Forania.
Na ocasião, Padre Marcelo Moreira Santiago explanou sobre a Campanha da Fraternidade, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Ele reforçou que a campanha nos convida a refletir sobre a urgência de cuidar da nossa Casa Comum, promovendo uma ecologia integral que conecte a fé cristã com a responsabilidade socioambiental.
Na oportunidade, outros assuntos da caminhada pastoral foram abordados, e alguns encaminhamentos foram acordados. Um deles é a proposta do Jubileu da Forania de Mariana, que será feito dentro das festividades em honra a padroeira de Mariana, Nossa Senhora do Carmo. Sua festa será dia 16 de julho e o Jubileu ficou agendado para o dia 12.
Além disso, este ano, comemora-se o Jubileu de 25 anos de Nossa Senhora da Lapa, localizado no distrito de Antônio Pereira. Por se tratar de uma comunidade atingida pelas mineradoras, e em sintonia com a Campanha da Fraternidade, que convida a refletir sobre a Ecologia Integral, foi proposta e assumida uma peregrinação da Forania para o distrito, no dia 9 de agosto, já dentro das festividades do Jubileu de Nossa Senhora da Lapa.
Ainda na reunião, foi informado que, dentro do contexto dos 10 anos do rompimento da barragem de Fundão, que devastou o antigo distrito Bento Rodrigues, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, propõe, como gesto concreto da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese, a participação efetiva de todos na Romaria da Terra e das Águas, que será realizada em Mariana, dia 9 de novembro de 2025.
Por fim, Padre Juca deixou a função de Vigário Forâneo. Ele agradeceu pela caminhada até o presente momento, e manifestou aos presentes a necessidade de indicarmos um novo Vigário.
Ainda na reunião, o nome do Padre Delvair Divino Xavier, Pároco da Paróquia São Caetano, no distrito de Monsenhor Horta, e da Paróquia São Sebastião, no distrito de Cláudio Manoel, ambas em Mariana, foi indicado para ser o Vigário Forâneo e aguarda a confirmação de Dom Airton.
Padre Delvair acolheu a indicação de seu nome com alegria e generosidade e espera a confirmação de Dom Airton para dar continuidade as propostas pastorais assumidas em comunhão com a Arquidiocese pelos próximos três anos.
Que Deus abençoe a Forania e todos os projetos da caminhada evangelizadora.
Texto: Diácono João Pedro – Adaptado
Fotos: Cintia Luísa Oliveira Silva da Mata