quinta-feira

, 30 de maio de 2024

Forania de Ponte Nova realiza retiro espiritual para leigos e leigas

06 de março de 2023 Arquidiocese

A Forania de Ponte Nova realizou um Retiro Espiritual para os (as) Cristãos (as) Leigos (as) no dia 05 de março de 2023, no Santuário Arquidiocesano da Senhora Sant’Ana, em Sant’Ana do Deserto, na cidade de Rio Doce (MG). O retiro foi conduzido pelos seminaristas André Lopes da Silva, de Itaverava (MG), e Claudinei Corrêa Freitas, de Ouro Branco (MG), ambos pertencentes ao Seminário São José da Arquidiocese de Mariana.

Com o tema “Cristãos leigos (as) – Discípulos Missionários de Jesus Cristo”, durante todo o domingo os seminaristas conduziram os leigos (as) da Forania a refletirem sobre a identidade e a missão dos cristãos (as) leigos (as) na Igreja e no mundo. Entre as pregações, houve também dinâmicas de espiritualidade como terço itinerante, Ofício da Imaculada Conceição e partilha sobre a história de vida da Senhora Sant’Ana.

Participaram cerca de 80 pessoas das várias paróquias que compõem a Forania de Ponte Nova. Fizeram-se presentes as paróquias presentes nas cidades: Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Acaiaca, Ponte Nova, Jequeri, Piedade de Ponte Nova, Guaraciaba, Amparo do Serra, Dom Silvério, Sem Peixe, Barra Longa e Oratórios.

De modo geral, foi muito bem avaliada a condução dos seminaristas, que muito ajudou os (as) leigos (as) a rezarem, o espaço muito propício à oração e a bela acolhida do Reitor do Santuário, Padre João Duarte de Rezende, e das demais pessoas da comunidade do Santuário.

 

As leigas Valdemice e Sarah, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade de Piedade de Ponte Nova (MG), disseram que “o retiro foi muito bom, ajudou muito a rezar e a refletir sobre a nossa missão de cristãos (as) leigos (as) na Igreja e no mundo. O testemunho dos seminaristas muito ajudou-nos a rezar e a compreender a nossa vocação!”.

O retiro encerrou-se com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Vigário Forâneo da Forania de Ponte Nova, Padre Fabiano Alves de Assis, e concelebrada pelo Reitor do Seminário, Padre João Duarte de Rezende. Padre Fabiano, em sua homilia, ressaltou: “A liturgia que estamos celebrando é o coroamento do retiro espiritual que fizeram. Vir ao retiro é subir ao Monte Tabor para sermos transfigurados pela presença de Jesus. O desejo é ficarmos, como desejou Pedro, mas a missão é lá embaixo, no nosso dia a dia. O Tabor é só uma antecipação da glória futura para nos animar na missão. Também Abraão nos ensina a sair do nosso comodismo, confiando na Palavra e nas promessas de Deus de felicidade!”.

Por fim, o retiro encerrou-se com vários agradecimentos: aos seminaristas que se dispuseram a conduzi-lo, ao Padre Ronaldo Furtado, que possibilitou aos seminaristas estarem no santuário neste dia, ao Padre João Duarte de Rezende e aos membros da comunidade do Santuário pela acolhida e preparação do retiro espiritual. Ao vigário forâneo pela iniciativa, aos párocos que incentivaram e apoiaram seus leigos (as), à região que auxiliou na realização do retiro.

Padre Fabiano disse que todos os presentes são convidados a voltar ao Santuário todo mês de julho. A cada segundo domingo de julho acontece a centenária caminhada de Sant’Ana e de 17 a 26 de julho a novena e festa em honra da Senhora Sant’Ana. Padre João Duarte disponibilizou o santuário para outros momentos de encontro e incentivou para que se valorize mais este santuário.

Texto: Elizabeth Cipriano – cristã leiga da Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Piedade de Ponte Nova – MG

Fotos: Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Piedade de Ponte Nova – MG.