O Conselho da Forania de Rio Pomba foi recebido na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Mercês (MG), no sábado, dia 29 de março, para a primeira reunião de 2025.
A reunião contou com a presença dos padres das oito paróquias que compõem a Forania, os coordenadores leigos de pastoral de cada uma delas, além dos coordenadores das dimensões e pastorais a nível forâneo.
O Vigário Forâneo eleito para o próximo triênio e pároco da Paróquia Bom Jesus da Cana Verde, em Tabuleiro (MG), Padre Rodney Francisco Reis da Silva, enfatizou o compromisso de unidade entre as paróquias e o compromisso assumido junto às prioridades das Assembleias de Pastoral Arquidiocesana e Regional realizado no ano de 2024.
Para ele, o momento foi muito rico, frutuoso, onde cada participante teve a oportunidade de partilhar luzes e sombras da caminhada pastoral. À luz das orientações e prioridades das Assembleias Arquidiocesana e Regional, buscou-se estabelecer como um caminho de unidade para as prioridades.
Além disso, para este ano, será priorizado a formação para Catequese e para Juventude, bem como fazer um levantamento daquilo que será colhido ao longo dos meses, sobretudo pela visita da Imagem Peregrina do Sagrado Coração de Jesus, que tantos benefícios, trouxe para as paróquias por onde passou.
O Vigário Forâneo destaca ainda, que foi um tempo de graça e fecundidade espiritual para as comunidades paroquiais, pois, neste período quaresmal a vivência dos mutirões de confissões foi lembrada como oportunidade da conciliação de todos com o mistério de Deus para celebrar a Páscoa. Especialmente, porque estamos no contexto do Ano Santo, o Jubileu da Esperança, recordando que todos são Peregrinos de Esperança.
Padre Rodney avalia que a presença foi satisfatória na reunião, porque “todos os padres se fizeram presentes, como os coordenadores leigos de cada paróquia, e, também, com os coordenadores e representantes das dimensões e pastorais de nossa Forania. Se Deus quiser, a nossa caminhada será sempre da unidade com a Arquidiocese, com a Região Pastoral Mariana Sul e para com as paróquias que formam a nossa Forania de Rio Pomba. Tudo para a edificação do Reino de Deus entre nós, para o bem espiritual do povo de Deus, do rebanho de Cristo que somos todos nós”, avalia.
Texto : Pascom Região Mariana Sul – Adaptado.
Foto: Jadhe Sotero