segunda-feira

, 04 de março de 2024

Forania de Viçosa tem novo vigário forâneo

22 de novembro de 2023 Arquidiocese

O Pároco da Paróquia São Sebastião, em Ervália (MG), Padre Carlos Heitor Fidelis, é o novo Vigário Forâneo da Forania de Viçosa (MG). A escolha de seu nome ocorreu na assembleia que a forania realizou no último sábado, 18 de novembro, no Centro de Pastoral Dona Gegê, na Paróquia São Silvestre, em Viçosa.

Coordenada pelo Pároco da Paróquia São Sebastião, em Coimbra (MG), Padre Luiz Martins Neiva, a assembleia da forania reuniu cerca de 70 pessoas e discutiu a revitalização das comunidades eclesiais, proposta assumida pela Arquidiocese de Mariana em sua 30ª Assembleia de Pastoral, realizada no final de setembro.

Na oportunidade, o Pároco da Paróquia São João Batista, em Viçosa, Padre Geraldo Martins, destacou alguns pontos do Documento 100 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que considera a paróquia como comunidade de comunidades.

Dentre as propostas indicadas pela 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, como caminho para revitalizar as comunidades, estão a formação de lideranças cristãs, o incentivo aos Grupos de Reflexão e o investimento na Celebração da Palavra aos domingos nas comunidades que não têm celebração da missa.

Durante a Assembleia da Forania, o Coordenador de Pastoral da Paróquia São Silvestre, Carlos Alexandre Gonçalves, e Sônia Barbosa, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa, foram eleitos para compor o Conselho de Pastoral da Forania.

Já o Administrador Paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Teixeiras (MG), Padre Francisco Maria de Castro Moreira, foi indicado pelos presbíteros para representar a forania no Conselho Econômico da Região Leste.

Padre Carlos Heitor sucederá ao Monsenhor Geraldo de Souza Rodrigues, ex-pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa, eleito bispo da Diocese de Januária (MG) no último dia 25 de outubro.

Sobre a forania

A Forania de Viçosa é composta por 14 paróquias dos municípios de Pedra do Anta, Teixeiras, Canaã, Araponga, São Miguel do Anta, Coimbra, Ervália, Cajuri, Paula Cândido, Divinésia e Viçosa.

O vigário forâneo tem um mandato de três anos, cabendo a ele convocar e coordenar as reuniões do Conselho da forania, composto pelos padres, diáconos e leigos, representando as pastorais e as paróquias.

Texto: Pastoral da Comunicação da Paróquia São João Batista

Foto: Thalia Gonçalves

Veja também:

30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral aponta a implementação do PAE como instrumento para reanimar as comunidades

Nova edição do Jornal Pastoral destaca as ações pastorais deliberadas na 30ª Assembleia Arquidiocesana

Agenda