sexta-feira

, 19 de julho de 2024

Formação do Regional Leste 2 reúne agentes da Pastoral Familiar da Província Eclesiástica de Mariana

28 de junho de 2024 Igreja no Brasil

A Diocese de Caratinga sediou no último sábado, 22 de junho, no distrito de São Pedro do Avaí, em Manhuaçu (MG), a formação da Província Eclesiástica de Mariana para a Pastoral Familiar. O encontro contou com a presença de mais de 50 agentes da pastoral, vindo das Dioceses de Caratinga, Governador Valadares, Itabira-Coronel Fabriciano e da Arquidiocese de Mariana.

A formação teve início com a acolhida do Casal Coordenador da Província, Silvana e Ricardo. Em seguida, o Pároco da Paróquia São Sebastião do Santíssimo Sacramento, Padre Paulo Alexandre Gonçalves, partilhou a reflexão do evangelho do dia, enquanto o casal José Lúcio e Lili conduziram um momento de oração.

O Assessor Eclesiástico da Pastoral Familiar da Diocese de Caratinga, Padre Leonardo, abordou o Documento “Fiducia Supplicans”, que trata das bênçãos canônicas, dentro da proposta do tema do encontro, que foi o Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar.

A psicóloga Juliana conduziu um momento de aprendizado sobre os quatro níveis de comunicação, visando auxiliar os agentes a compreenderem melhor como se aproximar das famílias em luto, iluminados pela Palavra de Deus. A atividade concluiu com uma dinâmica de partilha importante.

O Casal de Coordenadores do Regional Leste 2, Gilberto e Sílvia, apresentou o tema “Conhecendo o Setor Casos Especiais e suas diversas atuações”, explicando como desenvolver um trabalho comunitário eclesial que atenda às necessidades das famílias em situações especiais. Uma atividade em grupo auxiliou na conclusão e na identificação dessas situações que afligem as famílias.

O encontro foi encerrado com a apresentação dos trabalhos dos grupos. Os coordenadores das (Arqui)Dioceses presentes foram apresentados e foi anunciada a nova Coordenação da Província Eclesiástica de Mariana, que agora será conduzida pela Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

Texto e fotos: Gilberto e Sílvia – Pastoral Familiar do Regional Leste 2