sexta-feira

, 29 de março de 2024

Formação extra sobre o Sínodo foi um sucesso

24 de março de 2022

Na última segunda-feira, 21 de março, a Equipe Arquidiocesana de Animação Para o Sínodo 2021-2023 realizou uma formação extra para as pessoas que não puderam participar anteriormente. Dessa vez, o encontro foi aberto a todas as Regiões Pastorais da Arquidiocese de Mariana.

Segundo o Contato Arquidiocesano do Sínodo representando os leigos, Leci Conceição do Nascimento, cerca de 102 pessoas estiveram presentes no encontro, que seguiu o mesmo formato dos anteriores, incluindo membros da Equipe de Animação e representantes do clero. Ainda de acordo com ela, os presentes tiveram a oportunidade de entender o conceito da Igreja Sinodal, a importância de todo o processo, bem como as propostas para essa nova fase de escuta.

“As pessoas estavam muito animadas. Pudemos perceber que já há uma grande movimentação na nossa Arquidiocese. […] Inclusive, deram a sugestão para fazer um encontro, para que fosse partilhado as experiências que eles estão tendo já no processo de escuta nas paróquias, pois isso engrandeceria muito”, ressaltou Leci.

Por sua vez, Contato Arquidiocesano do Sínodo representando o clero, Padre Edmar José da Silva, esses estudos atingiram um grande número de fiéis. “Com as formações, mais de 500 pessoas foram alcançadas. Isso significa que as nossas paróquias estão bem orientadas para o trabalho de escuta e algumas, inclusive, já começaram esse processo! Louvado seja Deus”, afirmou.

Jornal Pastoral

Sínodo 2021-2023 é tema também da nova edição do Jornal Pastoral. Na publicação é contextualizado como está ocorrendo o processo sinodal e de escuta na Arquidiocese de Mariana. Ainda, em artigo, o Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana, Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, pontua que a tarefa de escutar, como propõe o Papa Francisco, é desafiante, porém necessária.

LEIA AQUI A NOVA EDIÇÃO DO JORNAL PASTORAL

Agenda

VEJA TAMBÉM