segunda-feira

, 15 de agosto de 2022

Formadores do Seminário São José participaram de encontro nacional da OSIB

10 de maio de 2021 Arquidiocese

No último dia 05 de maio, docentes do Seminário São José, da Arquidiocese de Mariana, participaram da segunda reunião on-line do Encontro Nacional de Formadores. O evento, que é preparado pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), teve a presença dos padres Euder Daniane Canuto Monteiro, Daniel Fernandes Moreira e José Carlos dos Santos.

À ocasião, 115 pessoas, entre padres e bispos referenciais para a OSIB, participaram do encontro. Sob a assessoria do padre José Carlos, do Clero Marianense, eles refletiram sobre os projetos formativos e pedagógicos para a formação de presbíteros, à luz da Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis e das novas Diretrizes. 

De acordo com o atual presidente da OSIB Regional Leste 2 e diretor da Casa de Filosofia do Seminário São José, padre Euder Canuto, durante a primeira etapa do encontro, realizada em 03 de março, abordou-se sobre a estrutura do projeto formativo. Já no dia 05 de maio, dando continuidade à temática geral, refletiu-se sobre o perfil de um Seminário e sobre os agentes da formação sacerdotal. 

“O encontro nos ajudou muito a perceber meios e circunstâncias que podem favorecer um ambiente formativo sadio e acolhedor para nossos seminaristas, de modo a colaborar no seu desenvolvimento e amadurecimento em vista de uma resposta generosa ao chamado que Deus lhes faz ao sacerdócio”, afirmou padre Euder.

Por sua vez, o diretor da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), padre José Carlos, destacou que a sua responsabilidade enquanto assessoria é muito grande, uma vez que, além do tema ser complexo e não haver ainda muita bibliografia, está aberto à participação de formadores e bispos de todo o Brasil. “Avalio positivamente os encontros que foram realizados, não somente pelo número expressivo de participantes, mas pela positiva de troca de experiência e pelo retorno encorajador da parte dos organizadores. É, com certeza, o Espírito Santo que age. Por isso, me sinto confiante para me colocar a serviço da Igreja”, enfatizou o presbítero.

A terceira reunião do evento acontecerá em 11 de agosto pelo Zoom.

Com informações e imagens da página no Facebook da OSIB Regional Leste 2

Agenda