segunda-feira

, 22 de abril de 2024

Fortalecendo os Trabalhos Pastorais: Formações e Reuniões na Região Sul

07 de junho de 2023 Arquidiocese

No dia 27 de maio, a Região Sul realizou uma série de formações de acordo com o planejamento anual. Houve uma reunião do Apostolado da Oração, coordenada pelos Padres Euder Canuto e Jamilson Inácio da Silva, com a participação de representantes dos grupos do Apostolado de toda a região. O objetivo da reunião foi planejar a XVI Festa do Sagrado Coração de Jesus, que acontecerá em 2 de julho, no Recanto Sítio da Lola, em Rio Pomba. Além disso, foram eleitas coordenações de forania para os Grupos do Apostolado.

Outra formação realizada foi para as pastorais Carcerária e Sobriedade, com a presença de agentes de toda a região. A Pastoral da Sobriedade estava presente em 5 paróquias da região e buscava expandir para outras paróquias, de acordo com a demanda. Já a Pastoral Carcerária estava presente nas cidades de Carandaí e Barbacena, mas também tinha abertura para implementação em outras paróquias. A formação foi conduzida pelo Padre Ronaldo Furtado e abordou os pilares do PAE (Projeto Arquidiocesano de Evangelização).

A Pastoral da Criança também teve uma formação, ministrada pela Coordenadora Arquidiocesana Maria Inez Rodrigues da Silva Perpétuo e pelo Padre Dário Chaves Pereira. A formação reavivou a vontade de fazer acontecer e retomar os serviços da Pastoral da Criança na região. A proposta é expandir as atividades da Pastoral e atuar em conjunto com outras pastorais e grupos, como a Pastoral Familiar.

Houve também um bate-papo entre secretárias e secretários da Região, com a participação da Irmã Arlene Simões e da psicóloga Andréia Vale. Os presentes puderam conversar, trocar experiências e apresentar suas demandas emocionais. A iniciativa visava promover a melhoria contínua dos serviços e o trabalho em comunhão fraterna. A leitura bíblica rezada foi a visita de Maria a sua prima Izabel, destacando a alegria do encontro e a ação do Espírito Santo.

Essas formações e reuniões foram oportunidades para aprofundar o conhecimento, compartilhar experiências, fortalecer os trabalhos pastorais e planejar atividades futuras na região.

Informações – Ana Paula Mendes dos Santos

Foto: Leonardo Moreira dos Santos e Maria Irene Custodio

Agenda