quarta-feira

, 19 de junho de 2024

Fundação João XXIII elege novo Conselho Diretor

10 de agosto de 2023 Arquidiocese

Foi eleito, na última sexta-feira, 04 de agosto, em Mariana (MG), o novo Conselho Diretor da Fundação João XXIII para o triênio 2023 – 2026.

O Padre Valter Monteiro da Paixão teve o seu mandato como Diretor Executivo reconduzido por mais três anos. O Sr. Aldair Lúcio Belmiro foi eleito Tesoureiro e o Sr. Jardel Frederico Osanan de Souza, Secretário. Todos aceitaram com prontidão e se colocaram voluntariamente à disposição da entidade, que tem a Arquidiocese de Mariana como sua instituidora e mantenedora.

A eleição ocorreu na proximidade do encerramento de mandato da atual diretoria, composta pelo Padre Valter Monteiro da Paixão (Diretor Executivo), a Sra. Ilda Léa Pereira dos Santos (Tesoureira) e o Sr. Ricardo de Assis Campos (Secretário), aos quais o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, agradeceu a disponibilidade e o serviço voluntário prestado em prol da entidade.

Na ocasião, Dom Airton salientou a diferença entre a eleição no contexto civil, caracterizada pelo sufrágio universal, e no contexto eclesiástico, caracterizada pelo sentido de chamado e escolha: “Na Igreja, o eleito é nomeado por alguém que está acima dele”, enfatizou. Neste sentido, ele perguntou a cada um dos eleitos se os mesmos aceitavam o encargo ora confiado, recebendo como resposta três generosos “sins”.

Sobre a entidade

Fundada em 07 de agosto de 1965, em Barbacena (MG), a Fundação João XXIII realiza diversas atividades na promoção do bem em favor da criança e do adolescente. Atualmente, em parceria com diversas empresas da cidade e sem o apoio de recursos governamentais, a Fundação João XXIII vem favorecendo o ingresso no mercado de trabalho a numerosos jovens de Barbacena em situação de vulnerabilidade social através do Programa de Aprendizagem.

Texto: Daniel Fernandino, Assessor da Fundação João XXIII
Foto: Carolina/Gabinete do Arcebispo