segunda-feira

, 22 de julho de 2024

Galeria Pedra Fundamental integra fé e cultura em Senador Firmino

18 de março de 2024 Arquidiocese

Foi inaugurado no Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, em Senador Firmino (MG), mais um espaço que integra fé e cultura: a Galeria Pedra Fundamental.

Depois de um criterioso e árduo trabalho de execução do projeto de estruturação, adequação e requalificação do subsolo da edificação, os paroquianos e a comunidade firminense ganharam um importante ambiente devocional e o primeiro espaço museal da cidade. Essa iniciativa faz parte das obras de restauração e gestão integrada dos bens culturais da paróquia e santuário em Senador Firmino.

O projeto “Memorial do Santuário” é composto de uma plataforma digital de inventário e catalogação do acervo, quatro recintos no interior do templo, dentre eles a Galeria Pedra Fundamental, e outros espaços que serão abrigados no prédio da Antiga Casa Paroquial que passará por etapas de restauração e adequação para as futuras instalações.

Capela Nossa Senhora do Loreto

Bênção da Capela de Nossa Senhora de Loreto

A Galeria Pedra Fundamental abriga a Capela de Nossa Senhora de Loreto, abençoada pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, no último dia 2 de março, em comemoração aos 120 anos da agregação do Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Turvo ao Pontifício Santuário de Nossa Senhora de Loreto na Itália.

As comemorações dessa memorável data iniciaram em 18 de fevereiro de 2023, quando os fiéis receberam solenemente a imagem italiana de Nossa Senhora de Loreto, abençoada pelo Santo Padre, o Papa Francisco, no Vaticano. A bênção da capela e a inauguração da galeria selaram os solenes festejos dessa data histórica para o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição do Turvo.

Dom Airton esteve presente

A Galeria Pedra Fundamental conta também com outros espaços que abrigarão as seguintes salas:

  • Sala Invocações Lauretanas: exposição sobre a história da Santa Casa de Loreto e os títulos de Nossa Senhora, invocados com as Ladainhas Lauretanas;
  • Sala Apostolado na História: espaço de exposição que receberá representações escultóricas dos 12 Santos Apóstolos, bem como painéis relatando acontecimentos relevantes da história do Santuário como uma linha do tempo;
  • Sala Devotos e Benfeitores: espaço de exposição dedicado aos devotos e benfeitores e o Mausoléu do Padre Jacinto Teofilo Trombert.

No final da celebração, o Pároco local e Reitor do Santuário, Padre Luciano da Silva Roberto, agradeceu a presença de todas as pessoas e o empenho da comunidade paroquial e dos benfeitores em contribuírem com mais essa empreitada. Na oportunidade, ele também incentivou os fiéis a continuarem colaborando para a realização das outras etapas da obra de restauro da edificação construída no século XIX.

Além disso, fez referência agradecida à memória de Padre Jacinto Teófilo Trombert, que foi o idealizador e grande benfeitor para a edificação do sagrado templo. A celebração foi concluída com uma mensagem de felicitações ao Arcebispo Metropolitano, que estava comemorando seu aniversário de ordenação episcopal.

Bênção da Capela de Nossa Senhora de Loreto

Sobre o projeto

Na linha do que exorta o Santo Padre, o Papa Francisco, no documento Laudato Si´ (cf. § 143), esse projeto pretende integrar história, cultura e a arquitetura do santuário, envolvendo o cuidado com as riquezas religiosas e culturais materiais e imateriais, que são elementos essenciais da comunidade eclesial e do povo firminense.

Na esteira dessa Ecologia Cultural, conforme propõe o Sumo Pontífice, o santuário e paróquia têm realizado medidas de gestão integrada dos bens culturais da Igreja e acreditam que sejam importantes instrumentos de evangelização como memoriais da fé e da cultura.

Para informações sobre os horários de visitação da Galeria Pedra Fundamental e formas de colaboração, faça contato pelo WhatsApp (32) 9 8417 2670.

Texto: Núcleo de Comunicação do Santuário
Fotos: Rafael Azevedo