domingo

, 19 de maio de 2024

Grupo de Discussão sobre Comunicação é criado na Arquidiocese de Mariana

03 de novembro de 2023 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana conta, agora, com um Grupo de Discussão sobre Comunicação (GDCom). Sob a coordenação do Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom) e a Pastoral de Comunicação (Pascom), a iniciativa tem como objetivo pensar e articular a comunicação nesta Igreja Particular.

Composto por pessoas das diversas áreas da comunicação e atuação pastoral na Arquidiocese, o grupo se reuniu pela primeira vez na noite da última segunda-feira, 30 de outubro. À ocasião, 13 pessoas estiveram presentes.

Durante a reunião, os participantes ouviram sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Comunicação da Arquidiocese e foram apresentados ao cenário da Pascom, a partir de um levantamento realizado em 2021. Na oportunidade, os presentes também expressaram suas opiniões sobre os trabalhos que estão sendo realizados, apontando as dificuldades e pensando soluções.

Segundo o Diretor do Dacom, Padre Róbson da Cunha Chagas, o GDCom nasce com o intuito de se discutir aquilo que é a natureza da Igreja: Evangelizar. “A missão primordial da Igreja é comunicar a Boa Nova de Cristo. Então, nascemos para discutirmos os melhores caminhos a serem trilhados para realizarmos uma comunicação cada vez mais humana e eficiente. Sabemos do belo caminho já realizado pela Arquidiocese, agora, com a criação desse grupo, queremos intensificar ainda mais a nossa atuação e desenvolver estratégias de comunicação que facilitem ainda mais a pregação do Evangelho, tornando Jesus cada vez mais conhecido e amado” explicou.

Para o Assessor Arquidiocesano da Pascom, Padre Pedro Hugo Talin, essa reunião é um sinal de esperança. “Acolhendo o mandato de Jesus no evangelho de São Marcos que nos diz, ‘Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura!’ (Mc 11,16), vivenciar a reunião do Grupo de Discussão sobre a Comunicação na nossa Arquidiocese de Mariana é ver com esperança o caminho que trilhamos na vivência de nossa missão confiada pelo próprio Cristo”, disse.

“Esta primeira reunião ajudou a concretizar o desejo de articular, dinamizar e fazer vivermos bem a comunicação em nossa Arquidiocese. Foi possível ver como todos aqueles convidados têm o verdadeiro desejo de contribuir com a caminhada pastoral e evangelizadora da nossa Igreja Particular e também, já cumprir um dos principais objetivos deste grupo: pensarmos juntos a comunicação, traçar metas, pensar os meios e iniciar os trabalhos. Posso dizer que há um grande caminho pastoral a ser vivido e muitos frutos a serem colhidos com as sementes lançadas e a colaboração de tantos que querem ajudar de boa vontade e coração aberto”, enfatizou Padre Pedro Hugo.

Quem também vê com esperança a criação do grupo é a Secretária da Região Mariana Sul, Ana Paula Mendes dos Santos. “Fazer parte de um grupo focado em comunicar de forma íntegra e evangelizadora é um privilégio. A reunião foi enriquecedora e ao mesmo tempo, reconfortante: percebemos que todos enfrentam dificuldades parecidas e tem muito a partilhar e a ensinar aos demais. Realmente, a ideia de reunir pessoas de formações distintas, funções e papel pastoral é brilhante no sentido da partilha e na contribuição para promover o engrandecimento da comunicação evangelizadora e jornalística, já tão bem iniciada na Arquidiocese de Mariana”, ressaltou.

Ao final do encontro, os participantes traçaram algumas metas e planejaram suas atividades para o próximo ano.

Agenda