sábado

, 27 de abril de 2024

Grupo de Orientação Vocacional encerra suas atividades no ano de 2023

28 de novembro de 2023

Membros da Equipe do GOV, incluindo leigos e seminaristas, com os vocacionados.

O Grupo de Orientação Vocacional (GOV), do Seminário São José, encerrou suas atividades no ano de 2023. O último encontro foi realizado no último fim de semana, de 24 a 26 de novembro, em Mariana (MG).

O encontro de encerramento deste ano foi coroado com a ordenação dos três novos diáconos para a Igreja Particular de Mariana, cujo lema foi “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,35).

O tema é o mesmo do 3º Ano Vocacional, vivenciado entre novembro de 2022 e novembro de 2023 na Igreja do Brasil. Assim, todos os vocacionados puderam renovar o chamado vocacional deixando com que o seu coração ardesse para os pés se colocarem a caminho.

Para o Promotor Vocacional da Arquidiocese e Diretor do GOV, Padre Rosemar Marcos Condé, “a experiência vivenciada no grupo de orientação vocacional, neste ano de 2023, foi muito significativa, não somente para os jovens vocacionados, mas também para todos nós membros da equipe”. “É revigorante e gratificante ver como Deus vai agindo em cada história vocacional, de modo a fazer cada jovem experimentar o Seu amor”, avaliou.

Coordenando os trabalhos do GOV nos último três anos, Padre Rosemar seguirá para uma nova missão, deixando a função. “Sou muito agradecido a Deus pela oportunidade de estar à frente do GOV nestes três anos. Partindo para uma nova missão, desejo que esse trabalho vocacional do nosso Seminário continue a produzir frutos na vida de todos aqueles que desejam acolher o chamado de Deus para a vocação sacerdotal. Agradeço também de modo especial a equipe, seminaristas e fiéis leigos, que abraçou e abraça este trabalho vocacional do nosso Seminário”, afirmou.

Missa de encerramento.

Para o vocacionado Wallafe Cupertino Barbosa, 16 anos, da Paróquia São Sebastião, em Raul Soares (MG), pertencente à Comunidade Vocacional Interna (GOV II), as atividades realizadas neste ano “foram de extremo proveito e de grande enriquecimento espiritual e humano, tornando, assim, a vocação mais visível e sendo observada a partir de uma outra ótica”.

“No recorte que o GOV II me mostrou, esse ano proporcionou um mapeamento do meu chamado e como posso conhecê-lo mais. Se fosse possível descrever esses encontros com uma única frase seria: a compreensão das belezas das vocações. Além disso, um aprofundamento dos chamados que Deus faz a cada coração, e como é feito quando o coração passa para o estágio de ardência”, descreveu Wallafe.

Ao falar sobre as ações realizadas neste ano, o vocacionado Pedro Augusto Alves Toledo, 16 anos, da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), pertencente ao grupo externo (GOV III), descreveu como um momento de “dar graças a Deus porque ‘Ele é bom, eterna é a Sua misericórdia!’”, disse citando o Salmo 117.

Segundo o vocacionado, “ter participado do GOV III, nesse ano, [com] tempo de maior escuta, partilha e vivência da Palavra de Deus, foi único e fundamental para meu discernimento vocacional”.

 “Agradeço primeiramente a Deus, por me proporcionar essa experiência, e toda a equipe do Grupo de Orientação Vocacional que me acompanhou, com zelo e carinho. Nós, vocacionados, somos chamados a abraçar Jesus Cristo, nosso Divino Mestre, que, com sua bondade e ternura, nos ama. Em especial, nesse 3° Ano Vocacional, também somos convidados a arder o coração no seguimento do Nosso Salvador e a colocar os pés a caminho, para a missão do Reino de Deus!”, destacou o vocacionado. “O GOV III enriqueceu ainda mais minha vocação, pois, seguir Jesus Cristo não vale a pena, vale a vida!”, reforçou.

Padre Rosemar e os vocacionados do GOV de 2023.

O que é o GOV?

Com o objetivo de estimular os jovens vocacionados a consciência do sentido do chamado que Deus faz, o Grupo de Orientação Vocacional auxilia os jovens que se sentem atraídos pelo sacerdócio, os encoraja a buscar o caminho da consagração e apresenta a eles toda estrutura e organização do Seminário São José. Desse modo, eles permitem com que os jovens possam continuar o processo do discernimento vocacional para a vida sacerdotal.

Um dos grandes objetivos do GOV é estimular no jovem vocacionado a consciência do sentido pessoal do chamado que Deus faz a cada um, permitindo-lhe confrontar-se com sua história pessoal, aprendendo a perceber nela os sinais que o apontam em direção à opção que deseja seguir. Além disso, busca auxiliá-los na interiorização e integração de todos os valores inscritos no âmbito de sua personalidade, a fim de que vão predispondo sempre mais a sua vida ao seguimento de Jesus Cristo, o Bom Pastor.

Vocacionados 2023.

Saiba mais sobre o 3º Ano Vocacional em: arqmariana.com.br/3o-ano-vocacional/ 

Texto: Nillo Neto

Fotos: Jonas Reis

Veja também:

Três diáconos são ordenados no encerramento do 3º Ano Vocacional

Agenda

VEJA TAMBÉM