domingo

, 19 de maio de 2024

Grupo de Orientação Vocacional inicia os trabalhos formativos

09 de março de 2020 Arquidiocese

No último final de semana, 06 a 08 de março, na comunidade da teologia juntamente com a do propedêutico, em Mariana, deu-se início aos trabalhos formativos do Grupo de Orientação Vocacional (GOV) 2020. O GOV é a primeira etapa de formação do seminário São José. Ele se dá no acompanhamento personalizado dos jovens que estão cursando o ensino médio e que sentem o chamado à vocação sacerdotal, sendo vivenciado de duas formas: interna, os jovens moram em Mariana e fazem parte da comunidade vocacional, e a externa, os vocacionados moram com suas famílias e participam, juntamente com os jovens da comunidade interna, de encontros mensais em Mariana. Nestes, auxiliados por uma equipe de seminaristas, psicólogos, casais e leigos, coordenados pelo padre Adilson Couto, os jovens têm a oportunidade de aprofundarem o discernimento, a fim de melhor responderem à vontade de Deus para suas vidas.

“Para mim é sempre uma grande alegria participar dos encontros do GOV; e não seria diferente este ano em que início meu 3º ano nesta caminhada. No GOV III estou tendo a oportunidade de meditar à luz do tema geral desta etapa que é ‘O Seguimento a Jesus Cristo’, e o subtema deste primeiro encontro foi ‘Como Filho Amado do Pai.’ Nesta perspectiva todos nós fomos convidados a contemplar a nossa própria história e nela perceber a ação deste Deus que muitos nos ama e que se manifesta na nossa vida através da Santa Igreja, dos sacramentos e também através de nossos irmãos e irmãs.” Foi o que ressaltou o vocacionado Maicon, de Cipotânea, que continua seu processo de discernimento. Já o vocacionado Miguel, de Catas Altas, disse “sobre meu primeiro encontro no GOV, eu achei esplêndido, principalmente, as dinâmicas que abordavam um tema muito importante que nos fizeram refletir bastante. Fiquei um pouco com medo por ser o meu início participando do GOV, mas todos foram bem atenciosos e amigáveis comigo, principalmente, a equipe que cuidou e preparou de tudo para a nossa participação do encontro.”

Padre Adilson, que coordena o todo o trabalho, com o apoio do conselho de formadores do seminário, sublinhou que “entre os objetivos do GOV está, o desejo de estimular no jovem vocacionado a consciência do sentido pessoal do chamado que Deus faz a cada um, permitindo-lhe confrontar-se com sua história pessoal, aprendendo a perceber nela os sinais que o apontam em direção à opção que deseja seguir. Outro aspecto é dispor o jovem a confrontar-se com Jesus, a assimilar e compreender as atitudes do Mestre Jesus através do Evangelho, de maneira a ser incentivado a buscar um caminho de especial consagração ao Reino de Deus. E ainda, auxiliar o jovem na interiorização e integração de todos os valores inscritos no âmbito de sua personalidade, a fim de que vá predispondo sempre mais a sua vida ao seguimento de Jesus Cristo, o Bom Pastor.”

Agenda