sexta-feira

, 19 de agosto de 2022

Grupo de Orientação Vocacional realiza primeiro encontro em 2022

23 de fevereiro de 2022 Arquidiocese

No último final de semana, nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, o Grupo de Orientação Vocacional (GOV) realizou o primeiro encontro de 2022. No total ,18 jovens de toda a Arquidiocese participaram. Além deles, a equipe que colabora com o GOV, composto por seminaristas, religiosos, leigos e leigas e o coordenador, padre Rosemar Marcos Condé, também estiveram presentes conduzindo o encontro que foi realizado no Seminário São José – Casa de Teologia, em Mariana (MG). 

As atividades tiveram início com a santa missa, na sexta-feira, às 18h30. Presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, a celebração marcou oficialmente o começo da agenda de trabalhos do GOV durante este ano.

Ao decorrer do final de semana, os jovens participaram de dinâmicas, momentos de orações, espiritualidade e convivência. Além disso, puderam interagir e partilhar entre eles os sentimentos vocacionais que os levaram até ali. 

“Foi um momento de celebrar a vocação, de escutar a voz de Deus, sobretudo por meio das orações, celebração da missa, momentos de comunhão e de fraternidade. Foi o momento da busca do discernimento à luz da maturação humana, maturação vocacional e também do sentido espiritual da vocação sacerdotal”, afirmou o seminarista Moisés Galinari Tôrres, um dos integrantes da equipe do GOV. 

No domingo o encontro foi finalizado com a Santa Missa às 11h, presidida pelo padre Rosemar. Ao longo deste ano, os vocacionados se reunirão todo mês para dar sequência a essa experiência e acompanhamento do processo vocacional. O próximo encontro já está marcado para os dias 18, 19 e 20 de março, no mesmo local. 

Ainda neste tempo de pandemia, pudemos ter pela primeira vez a experiência do encontro do GOV, de modo presencial. Até então estava acontecendo de maneira remota.  Foi uma oportunidade singular poder encontrar esses jovens que desejam abraçar o ministério sacerdotal. Compreendemos que o discernimento é muito concreto e existencial, daí a importância desses encontros acontecerem, como aconteceu.  Louvo a Deus e bendigo, pela vida destes 18 jovens vocacionados e pela nossa equipe. Que todos os nossos trabalhos sejam para maior glória de Deus e salvação dos homens”, disse o coordenador, padre Rosemar

Depoimentos

Para Pedro Augusto Alves Toledo, da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), participar deste momento de escuta, partilha e discernimento foi gratificante e abençoado. “Para mim, o GOV I me fez pensar e refletir sobre a Dimensão Humana: ‘Quem sou Eu?’ e ‘Quem é Jesus?’ Nos enxergar além, que temos uma história e uma base familiar, com nossas falhas, mas também com os nossos dons e pontos positivos. Os momentos de partilhas, onde conhecemos a história uns dos outros foi de muito aprendizado.  Jesus está sempre ao nosso lado. Somos amados por Deus”, afirmou. 

Já para o vocacionado João Victor Cabral Neto, da Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Antônio Carlos (MG), foi bom bom poder conhecer presencialmente seus colegas, pois até então o joven só havia participado dos encontros de modo remoto. Ele, que participa da segunda etapa, compartilhou também sua experiência: “No GOV II buscamos conhecer a pessoa de Jesus, assimilar e compreender as atitudes do Mestre através do Evangelho, para sermos presença viva de Cristo em meio a sociedade”. 

Vindo de São Miguel do Anta (MG), da paróquia Nossa Senhora da Conceição, o jovem Gabriel Arnaldo diz ter sido uma ótima experiência junto aos irmãos vocacionados. “ Na manhã do sábado, meditamos sobre o Evangelho da transfiguração do Senhor e fomos convidados a meditar sobre o amor de Deus para conosco. E meditando esse Evangelho vimos que, apesar das nossas fraquezas e recusas, Cristo nos chama a seu encontro, como chamou Pedro, Tiago e João”, refletiu 

Sobre o GOV

Com o objetivo de estimular os jovens vocacionados a consciência do sentido do chamado que Deus faz, o Grupo de Orientação Vocacional auxilia os meninos que sentem atraídos pelo sacerdócio, os encoraja a buscar o caminho da consagração e apresenta a eles toda estrutura e organização do Seminário São José. Desse modo, eles permitem com que os jovens possam continuar o processo do discernimento vocacional para a vida sacerdotal.

O GOV é separado em três etapas, sendo elas: 

GOV l: Dimensão Humana da vocação – para os jovens do 1º ano do ensino médio;

GOV ll: Dimensão Cristã – para os jovens do 2º ano do ensino médio;

GOV lll: A  vocação sacerdotal e o segmento de Jesus Cristo. 

Com informações: Moisés Galinari Tôrres

fotos: Equipe GOV

Agenda