quinta-feira

, 28 de março de 2024

Grupos de reflexão da Região Mariana Oeste participam de retiro espiritual

05 de maio de 2022 Arquidiocese

Com o tema “Rezar à luz do Caminho proposto por Jesus Cristo”, aconteceu no último dia 30 de abril, na Casa de Encontros Bom Jesus, em Congonhas (MG), o retiro espiritual dos Grupos de Reflexão das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Região Mariana Oeste.

À ocasião, cerca de 55 pessoas participaram do momento, que foi assessorado pelo Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, em Congonhas, Padre Geraldo Barbosa. Em sua reflexão, o sacerdote guiou os presentes a pensar sobre a vida pós-pandemia e em comunidade sem perder a esperança.

Além dele, o colaborador da mesma paróquia, Padre Antônio Claret Fernandes, e o Pároco, Padre Paulo Barbosa, mais conhecido como Padre Paulinho, também estiveram presentes. Ainda, as reflexões e orações foram realizadas a partir do livro “Em busca do Caminho” escrito pelo Padre Luiz Faustino dos Santos.

“Padre Claret, que tem acompanhado as nossas reuniões, fez um fechamento das partilhas e, como sempre, nos ajudando a pensar em provérbios antigos e ao mesmo tempo tão atuais: ‘quem parte e reparte, gera fartura’. Assim deveria acontecer também com as empresas; se isso acontecesse, não haveria miséria nem fome no mundo. Se quisermos ser cristãos, seguidores de Jesus de fato, precisamos estar em comunidade”, comentou a Assessora Regional dos Grupos de Reflexão, Sandra Assis Reis.

Para ela, o retiro foi um momento de juntar os “pedacinhos” de esperança e de alegria, que foram ficando ao longo da pandemia, para construir um vaso novo com a força de Jesus Ressuscitado, a fim de ser, como pede o Papa Francisco, uma Igreja em Saída, ou seja, partir dos pequenos grupos. “Refletindo a vida e a Palavra de Deus juntos, construindo e sendo comunidade e, assim, vivendo essa experiência de construir o Reino de Deus. Momento muito rico e importante na nossa caminhada. Com certeza, saímos todos revigorados e encorajados a partir desse retiro”, ressaltou.

Por sua vez, durante sua participação, Padre Paulinho fez memória a Dom Luciano, e afirmou que a Igreja está sempre em construção. Por esse motivo, é preciso superar o individualismo, o medo e avançar na partilha, na esperança e na confiança no Bom Jesus. “Realmente, foi um retiro promissor de encontro com a Palavra e a vida da Comunidade”, destacou o presbítero.

Com informações de Sandra Assis Reis

Fotos: Arquivo do Pe. Paulo Barbosa

Agenda