quarta-feira

, 08 de janeiro de 2025

Grupos de Reflexão é tema de live formativa nessa segunda-feira

07 de janeiro de 2025 Arquidiocese

“Deus chama a gente pra um momento novo, de caminhar junto com seu povo”

Com essa música, deu-se início a live formativa sobre os grupos de reflexão, na noite do dia 06 de janeiro, no canal do YouTube da Arquidiocese de Mariana.

Com o tema “A missão da comunidade cristã e a importância dos grupos de reflexão”, a live contou com mais de 250 pessoas assistindo, simultaneamente. Essa foi a primeira de uma série de lives que irão acontecer todas as primeiras segundas-feiras de cada mês.

Iniciando a live, o coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, fez a acolhida a todos e desejou um bom encontro. A intermediação foi feita pela leiga pontenovense, Dilma Ferraz.

Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira acolheu os participantes do encontro.

O convidado para explanar sobre o tema foi o Padre Luiz Faustino dos Santos, pároco da paróquia Santo Antônio, em Granada/Bicuíba, distrito de Abre Campo, Região Pastoral Mariana Leste.

O encontro foi baseado no texto Bíblico de Atos dos Apóstolos 2,42-47, que indica o novo ideal da vida comunitária, em que todos possuem tudo em comum, não havendo necessitados entre eles.

A intermediadora, Dilma Ferraz, fez a oração inicial da live.

Dentre várias passagens Bíblicas, Padre Luiz Faustino, citou a carta de São Paulo aos Romanos (14,17), onde evidencia que o Reino de Deus é justiça, paz e alegria do Espírito Santo. Ele também faz referência as parábolas que Jesus conta, e afirma que é “muito importante a reflexão sobre essas parábolas, é necessário ler, reler, ler de novo e tirar as conclusões do que Jesus quer dizer”, acentua Pe. Luiz.

Para a participante da paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Capela Nova (MG), Euzélia Canuto, “o grupo de reflexão é a base de todas as pastorais e movimentos da igreja. É no convívio familiar desses grupos, que a comunidade cristã cresce, se desenvolve e se fortalece a caminhada cristã”, destaca.

Ainda em sua apresentação, padre Luiz faz uma analogia e afirma que “a verdadeira igreja é onde o povo está. De vez em quando reúne-se e confirma a sua união. O primeiro grupo de reflexão, que surgiu na história do cristianismo, foi organizado por Jesus com 12 pessoas. Ele estava formando aqueles apóstolos para fazer com que o Reino acontecesse”, afirma o sacerdote.

Padre Luiz Faustino dos Santos foi o convidado para fazer o debate sobre os grupos de reflexão.

Durante sua explicação, o sacerdote ressaltou que o objetivo dos grupos de reflexão é evangelizar e, também, é espaço de formação para as novas lideranças. A fim de ajudar os líderes dos grupos, apresentou três livros que servem para subsidiar na formação das pessoas nas comunidades, que são:  Comunidade de comunidades: uma nova paróquia (Edições CNBB), o Plano Arquidiocesano de Evangelização 2022-2026, da Arquidiocese de Mariana (Editora Dom Viçoso) e o Em Busca do Caminho (Editora Santuário).

Ao final, Dilma Ferraz apresentou um fato da vida de uma família de Ponte Nova (MG) que vivia de forma indigna. Católicos e com seis filhos não batizados, foram acolhidos pelo grupo de reflexão da comunidade. A comunidade abraçou essa família, dando-os roupas, calçados e alimentando-os. Além disso, colaboraram com o batizado das crianças. Belo exemplo de evangelização e união das comunidades de base, que podem ajudar o próximo, para que ele seja acolhido, amado e a viver de forma digna.

Livros indicados pelo Padre Luiz Faustino.

 

Ao término, Padre José Geraldo, lembra que a próxima live será dia 03 de fevereiro, com o tema da Campanha da Fraternidade 2025: Fraternidade e Ecologia Integral. O lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

Ele destaca que haverá três lives para o assunto: em fevereiro, o debate será sobre o “ver” da realidade que está sendo vivida sobre a ecologia integral; em março, a iluminação bíblica da doutrina da Igreja sobre a Ecologia Integral; e, em abril, será a vez de colocar em debate o “agir”, ou seja, o que pode ser feito para colocar em prática a Campanha da Fraternidade.

Padre José Geraldo ressalta ainda que a Arquidiocese está disponibilizando a via-sacra da Campanha da Fraternidade de 2025 para ser rezada durante a quaresma. Aqueles que se interessarem devem entrar em contato com a editora Dom Viçoso e adquirir o exemplar.

Por fim, Dilma finalizou o encontro com a oração do Jubileu da Esperança 2025 e Padre José Geraldo deu a benção final.

Clique no link abaixo e assista a live completa no canal do YouTube.