sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Guaraciaba celebra Festa de Sant’Ana

08 de agosto de 2022 Arquidiocese

Com registros históricos desde 1832, a tradicional Festa de Sant’Ana em Guaraciaba (MG), pertencente à Região Mariana Leste desta Arquidiocese, ocorreu neste ano de forma resplandecente e exuberante. As comemorações começaram com as visitas da imagem peregrina de Sant’Ana às cidades de Araponga (MG), São Paulo (SP), Teixeiras (MG) e Belo Horizonte (MG), seguida das visitas a cada uma das 36 comunidades rurais da paróquia.

A partir do dia 15 de julho, com a abertura da novena, a cada noite, as comunidades rurais participaram da liturgia e corais, tendo a presença de padres diversos com três missas diárias.

Já no dia 16 de julho, aconteceu a “Pedalada com Sant’Ana” em que os ciclistas partiram da Matriz, indo à comunidade da Brecha, onde participaram de orações, relatos históricos, fotos e de um lanche compartilhado, retornando à Guaraciaba. A imagem peregrina seguiu em um triciclo motorizado pela família de Mercês Lourenço.

No dia 24 de julho, houve missa sertaneja na localidade do Morro do Galho, seguida de uma cavalgada com mais 300 cavaleiros, os quais retornaram ao local para um almoço. À noite, missa e hasteamento da bandeira iluminada de Sant’Ana.

No dia 25 de julho, a procissão de São Cristóvão, lotou a cidade de carros, com um número próximo de 500 veículos, que abençoados pelo Pároco, Padre Geraldo Trindade.

No dia 26 de julho, data magna da festa, houve alvorada às 5h da manhã e foram celebradas várias missas, tendo ênfase especial à missa das rosas, às 10h, e a procissão noturna com a imagem percorrendo as ruas do lado esquerdo do Rio Piranga. Destaque especial para o grande andor, com a imagem, carregado nos ombros das pessoas que, inclusive, permaneceram segurando-o durante toda a missa campal.

Encerrando a grande festa, no dia 27, também foram celebradas várias missas, destacando-se a missa dos enfermos às 15h e a procissão com a imagem nos ombros pelas ruas do lado direito do Rio Piranga. A festa foi encerrada com uma missa campal e o agradecimento do Padre Geraldo Trindade a todos que de forma direta e indireta colaboraram para o brilho da festa de da padroeira Sant’Ana.

Texto: Nilton de Aquino – Agente da Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana, em Guaraciaba (MG)

Fotos: Zeca Vilela

Agenda